O globo, n.31897, 05/12/2020. Economia, p. 25

 

Home office prolongado

Glauce Cavalcanti 

Raphaela Ribas 

05/12/2020

 

 

A ATIM colocou os dois mil atendentes do call center em Home Office definitivamente. Na PepsiCo, os funcionários de escritório podem escolher trabalhar onde quiserem. A Petrobras já aprovou o teletrabalho para a equipe administrativa após a retomada das atividades presenciais. As mudanças no mercado de trabalho produzidas pela pandemia durarão mais do que o esperado pelas empresas. Eja afetam a alocação de imóveis corporativos de alto padrão no Rio e em São Paulo. Há uma queda no preço do metro quadrado e a porcentagem de vagas está aumentando.

- No segundo trimestre, com a pandemia, começaram os retornos de escritórios. Entre abril e setembro, 122 mil metros quadrados de prédios Classe A foram devolvidos por empresas de São Paulo. Desse total, 73% ocupavam áreas com menos demilm2, o que mostra maior impacto em áreas menores - destaca Paulo Caso ni, diretor de transações da JLL.

A área de 122 milm2 é quase nove vezes superior ao total de escritórios da sede da Vale no Rio, que ocupa 15 andares da Torre Oscar Niemeyer, em Botafogo. A mineradora avalia para devolver 11 deles inpara leloàdeci são deado taro ho me do gelo definitivamente para quase todos os funcionários administrativos, como antecipou o colunista do The Globe Lauro Jardim. Procurada, a Vale explicou que montou um Comitê global que estuda novas formas de trabalhar no pós-pandemia. Por enquanto, todos os funcionários com funções que permitem o teletrabalho estão agindo pelo regime. As empresas buscam cortar custos fixos diante da mudança de cenário trazida pela pandemia. Em São Paulo, a taxa de vacância de escritórios de alto padrão, que mede o volume de vagas vazias de locação, atingiu 19,4% no terceiro trimestre, ante 17,3% no trimestre anterior e 15. 7% de julho a setembro de 2019. O preço do aluguel ficou estável, próximo a R8 85 / m2, valor 3,6% inferior ao do terceiro trimestre de 2019. Em São Paulo, empresas como Sky e Chubb Seguros devolveram espaços corporativos por último dois quartos. Sky explicou que se muda para um novo escritório em parceria com a WeWork, que já estava planejado antes da pandemia. O presidente da Chubb, Antonio Trindade, diz que a mudança está em linha com o projeto de flexibilizar a jornada. A meta é permitir que parte dos 700 funcionários de São Paulo trabalhem de casa alguns dias da semana: - quando é possível voltar ao trabalho presencial, a ideia é adotar um formato híbrido para todos. empresas como a Sky e a Chubb Seguros devolveram espaços corporativos nos últimos dois trimestres. Sky explicou que se muda para um novo escritório em parceria com a WeWork, que já estava planejado antes da pandemia. O presidente da Chubb, Antonio Trindade, diz que a mudança está em linha com o projeto de flexibilizar a jornada. A meta é permitir que parte dos 700 funcionários de São Paulo trabalhem de casa alguns dias da semana: - quando é possível voltar ao trabalho presencial, a ideia é adotar um formato híbrido para todos. empresas como a Sky e a Chubb Seguros devolveram espaços corporativos nos últimos dois trimestres. Sky explicou que se muda para um novo escritório em parceria com a WeWork, que já estava planejado antes da pandemia. O presidente da Chubb, Antonio Trindade, diz que a mudança está em linha com o projeto de flexibilizar a jornada. A meta é permitir que parte dos 700 funcionários de São Paulo trabalhem de casa alguns dias da semana: - quando é possível voltar ao trabalho presencial, a ideia é adotar um formato híbrido para todos.

DECISÃO DIFÍCIL

O mercado carioca, que alcançou mais de 46% de vacância em 2018, atingiu 38,7%, 1,6 ponto percentual abaixo do segundo trimestre. A previsão, porém, é fechar 2020 com 41%. O metro quadrado foi avaliado em R $ 8 88 no terceiro trimestre, com perda de 0,8% em relação aos três meses anteriores, e retração de 7,4% em relação a julho a setembro de 2019. No Rio, que tem percentual de imóveis vazios superior a Na média nacional nos últimos anos, os lançamentos foram suspensos e parte do estoque foi ocupada por empresas menores após a queda dos preços. - O atendimento é de vacância crescente e queda de preço pelo menos até o primeiro trimestre de 2021. Aí comer vacina, isso vai ser revertido, com crescimento voltando. Analisar os custos não é simples. A quebra de contrato inclui multas pesadas.

Isso não significa o fim dos escritórios nem que as empresas vão transferir as operações para a casa dos funcionários. Mas o mercado vai mudar: - as empresas terão algumas áreas de teletrabalho. Deve vir uma descentralização de escritórios, com espaços menores e mais bem distribuídos pelas cidades - explica o executivo.

Para a Enel Brasil, Energia, mantém a mudança de parte da equipe da sede em Niterói para o prédio corporativo Aqwa, na Zona Portuária, no primeiro semestre de 2021. A empresa já permitia teletrabalho para funcionários administrativos uma vez por semana e avalia A ampliara pratica no posto hoje, são 4.600 operários e mho me off ice. André Fischer, coordenador do Programa de Gestão de Pessoas (Progep) da Fundação Instituto de Administração (FIA), reforça a necessidade de cautela. - Muitas empresas estão desativando escritórios e adotando home office definitivo, mas a parcela de trabalhadores que permanecerão na tele WorkÉ difícil de prever agora, porque as condições não são normais. O presidente da BR H, Paulo Sardinha, avisa que a economia que as empresas têm em meio à pandemia pode ser uma ilusão, porque as pessoas aceitaram as condições por um tempo, com medo de perder o emprego. Se a pandemia demorar muito, a empresa terá que adaptar os pequenos escritórios, o que pode ser mais oneroso. Então, diz ele, há empresas devolvendo o imóvel e outras fazendo reformas.

É o ocaso Da Ciclic, seguradora de tecnologia da BB Seguros, que optou por não devolver o escritório alugado na Vila Olímpia, em São Paulo, por enquanto. - Sair do escritório e, eventualmente, montar outro seria um custo muito mais alto. Decidimos ficar com ele. Estamos contratando funcionários nas últimas semanas, e a ideia não é aumentar o escritório após um retorno ao presencial, passando a trabalhar em formato híbrido, entre presencial e home office - afirma o CEO, Raphael Swierczynski. A ATIM anunciou que os dois mil funcionários de sua chamada c entram, do Rio e de São Paulo, com certeza estarão teletrabalhando. A empresa afirma que a produtividade desses trabalhadores cresceu 8% na pandemia, e o Índice de Satisfação do Cliente aumentou 37%. Os pedidos de demissão diminuíram em mais de um terço.

TEMPO PARA ESTUDAR

A Atele fechou novo acordo coletivo com os colaboradores, incluindo regras para teletrabalho, e forneceu equipamentos e móveis como computador, sistema de biometria, mesa, conexão à internet e custeio de R 8 80 por mês. - Parei de passar duas horas no trânsito por dia. E não me preocupo mais com a violência quando chego em casa à noite. Com mais tempo livre, pude voltar a estudar - diz Diego Murilo, 36, consultor de relacionamento da TIM no Rio. Quando a pandemia é controlada, a TIM avalia para implementar um modelo híbrido, cara a cara e fora do gelo. Na PepsiCo Brasil, os funcionários do escritório - estão a quase dois quilômetros e me afastam do gelo - poderão optar por trabalhar na empresa ou em qualquer outro ponto.

- O home office já era uma realidade para alguns funcionários, mas o cenário atual acelerou essa agenda - resume Fábio Barbagli, vice-presidente de Recursos Humanos da empresa. A Petrobras aprovou em agosto o modelo de teletrabalho permanente para a área administrativa. Na pós-pandemia, eles poderão trabalhar em casa até três dias por semana.