Título: Goldman e Morgan viram bancos de varejo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/09/2008, Economia, p. A20

O Federal Reserve (o banco central americano, Fed) aprovou ontem a conversão imediata dos dois últimos grandes bancos de investimento americanos, Goldman Sachs e Morgan Stanley, em bancos de varejo. A mudança pode ajudar as duas instituições a superar a atual crise financeira. O Fed anunciou sua decisão em comunicado no qual disse que suprimirá o período habitual de espera de cinco dias, após consulta realizada no departamento de Justiça.

A mudança no status das instituições financeiras permitirá que criem bancos comerciais, que poderão tomar depósitos, amparando os recursos de ambas instituições, e terem o mesmo acesso que outros bancos comerciais aos planos de empréstimo da emergência do Fed. O Goldman Sachs e o Morgan Stanley são os únicos bancos de investimentos independentes que restam nos Estados Unidos após a atual crise financeira, que acabou com a concordata do Lehman Brothers, após um colapso na segunda-feira passada.

Negociações interrompidas

O banco americano de inves- timentos Morgan Stanley interrompeu as negociações de uma eventual fusão com o também americano Wachovia ­ quarto maior banco dos EUA ­ depois que o Federal Reserve aceitou a proposta de transformar tanto o Morgan como o Goldman Sachs em holdings, segundo fontes ouvidas pelo diário britânico Financial Times.

Segundo o jornal, as negocia- ções entre o Morgan e o Wachovia foram colocadas em "suspensão indefinida", segundo as fontes ouvidas pelo jornal. Existe ainda a possibilidade de que as discussões sejam completamente abandonadas nesta semana, diz o jornal. O Morgan deve continuar a buscar a venda de uma participação considerável à China Investment Corp (o fundo soberano da China), em busca de capital novo.