Título: Uma cidade ainda maravilhosa
Autor: Marco Antonio Barbosa
Fonte: Jornal do Brasil, 28/02/2005, Rio, p. A12

Pesquisa do JB Online indica que 76% dos leitores acham que a capital ainda merece ser chamada de Cidade Maravilhosa

Já em 1969 - ano em que compôs o clássico Aquele abraço - Gilberto Gil tinha razão: o Rio de Janeiro continua lindo. Em pleno 2005, às vésperas da cidade completar 440 anos de fundação, os versos continuam valendo, a julgar pela opinião dos leitores do Jornal do Brasil. Através de seu site na Internet (www.jbonline.com.br), ao longo de toda a semana passada, foi feita a seguinte pergunta: ''O Rio de Janeiro fará 440 anos no próximo 1º de março. A expressão 'Cidade Maravilhosa' ainda é válida?''. A maioria expressiva dos votantes (76%) optou pelo ''sim'' na enquete, deixando apenas 24% dos votos para o ''não''. Autoridades da cidade, cariocas famosos e anônimos e turistas foram unânimes ao concordar com o resultado da pesquisa. E mais: ninguém se surpreendeu com a opinião positiva dos votantes, apesar dos graves e bem conhecidos problemas que o Rio enfrenta.

- Este resultado não chega a ser uma surpresa para mim. Eu mesmo vou às ruas freqüentemente e comprovo a satisfação que o carioca tem com sua cidade - aponta o prefeito Cesar Maia, ao tomar conhecimento da enquete.

Os participantes da pesquisa do JB Online podiam justificar seus votos de modo breve. Através destes comentários, pode-se ver que apesar das várias ressalvas (especialmente em relação à violência), o encanto do Rio é imbatível.

- Mesmo com a degradação da cidade, ainda podemos dizer que moramos na Cidade Maravilhosa, com sol quase todo o ano, uma paisagem inesquecível e com a ginga dos cariocas - postou a leitora Ângela Barros.

Outro votante, Ericson de Faria, ressaltou:

- Em que pese tudo de bizarro que parte de seus habitantes comete, a cidade continua acolhedora e linda, além de extremamente excitante.

Já Gilson Gomes de Albuquerque lembrou de uma preocupação permanente dos cariocas, a criminalidade:

- Tudo é lindo, mesmo que o ser humano tente estragar com sua má educação e sua violência.

Incluída na minoria que não considera mais o Rio maravilhoso, a leitora Gláucia Gomes de Azevedo também usa a violência para justificar seu voto.

- Eu e minha família nos mudamos porque já fomos vítimas inúmeras vezes de bandidos que agem a hora que querem, sem que ninguém faça absolutamente nada.

Para o prefeito, solucionar a crise de segurança pública é o que falta para que, em vez de 76%, sejam 100% de cariocas a considerar o Rio a Cidade Maravilhosa.

- O narco-varejo cria uma nuvem que muitas vezes impede as pessoas que olham de cima de ver os progressos inquestionáveis. O carioca que tem a minha idade se lembra da cidade em 1960 e de sua inviabilidade. Desde a Eco-92, poderíamos citar um sem-número de intervenções que relançaram a cidade num novo ciclo - afirma Cesar Maia.