Valor econômico, v. 21, n. 5166, 13/01/2021. Mundo, p. A9

 

Câmara deve abrir hoje impeachment de Trump

13/01/2021

 

 

Os democratas da Câmara deverão aprovar hoje em votação a abertura do processo de impeachment do presidente Donald Trump
Mais republicanos da Câmara de Deputados dos EUA anunciaram ontem que votarão pelo impeachment do presidente Donald Trump, por ter incitado seus apoiadores a invadir o Congresso na semana passada. Os democratas da Câmara colocarão hoje em votação a abertura do processo.

A deputada Liz Cheney, uma das líderes republicanas, disse que votará pelo impeachment de Trump. Com isso, são três os republicanos a apoiar a remoção do presidente. A liderança do partido liberou o voto, indicando que não se colocará contra o impeachment.
Além disso, no Senado, pessoas próximas ao líder republicano Mitch McConnell disseram que ele acredita que Trump cometeu uma ofensa passível de ser punida com o impedimento. Ele estaria ainda satisfeito com o fato de os democratas estarem movendo o processo na Câmara, o que poderá tornar mais fácil expurgar Trump do partido, segundo essas fontes.
Ainda ontem à noite, a Câmara votaria uma resolução exigindo que o vice-presidente Mike Pence e o Gabinete invoquem a 25ª Emenda da Constituição para remover Trump do cargo. Se Pence não agir, os democratas votarão a abertura do processo de impeachment, que já conta com votos suficientes de sua bancada. No entanto, o processo de impeachment não será concluído no Senado antes da posse de Joe Biden, que modo que Trump terminará seu mandato. Porém, se ele for impedido, poderá se tornar inelegível em 2024.

______________________________________________________________________________________________________________________

Trump rejeita responsabilidade no ataque ao Congresso

13/01/2021

 

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, negou a responsabilidade pela invasão de seus partidários no Congresso americano na semana passada e disse que seus comentários antes das ações violentas foram apropriados. Sem mostrar arrependimento, Trump disse que seu discurso - no qual ele pediu para apoiadores andarem até o Congresso e lutar - era “totalmente apropriado”. “Se vocês lerem meu discurso... o que eu disse foi totalmente apropriado”, afirmou ao ser questionado sobre qualquer responsabilidade pessoal que tinha em relação à invasão no dia 6. Trump disse ainda que é perigoso para os EUA que ele seja afastado do cargo por um impeachment. “Esse impeachment está causando uma tremenda raiva e eles estão fazendo isso. É uma coisa terrível que eles estejam fazendo isso”, disse. O presidente, que é acusado de ter incitado manifestantes a invadirem o Congresso na semana passada, acrescentou que não quer ver mais episódios de violência.