Valor econômico, v. 21, n. 5167, 14/01/2021. Política, p. A8

 

Bolsonaro cabala votos para Lira em bancadas

Marcelo Ribeiro

14/01/2021

 

 

Presidente recebe parlamentares do PTB, Pros e MDB
Após pressão pública sobre a bancada ruralista, o presidente Jair Bolsonaro iniciou operações em direção a outras frentes parlamentares temáticas para garantir apoio ao deputado Arthur Lira (PP-AL) na disputa pelo comando da Câmara. Agora, integrantes das bancadas da segurança pública e a evangélica estão na mira do Palácio do Planalto. Em caráter caráter reservado, porém, membros dessas bancadas avaliam que a tendência é que os grupos votem divididos, já que as influências partidárias pesam muito mais em uma disputa política por espaços estratégicos no Congresso.

Entre aliados do presidente, a interpretação é que ele fez acenos à bancada da bala ao sinalizar que assinará novos decretos voltados para colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs) e ao também defender o aumento da venda de armas.
“Têm três decretos para sair, eu acho que sai esta semana. Dois ou três decretos. Eu não posso ir além da lei. Agora, vai facilitar mais coisas para vocês aí [CACs]”, afirmou Bolsonaro a apoiadores na segunda-feira.

Candidato ao comando da Câmara, o deputado Capitão Augusto (PL-SP), que coordena a frente da segurança pública, acredita que a sinalização terá pouco efeito em relação aos membros da bancada, porque o compromisso não está partindo do candidato do PP. “Acenar com essa agenda não transmite muita confiança aos parlamentares, porque o dono da pauta é quem preside a Câmara. Se o objetivo de fazer esse agrado é levar votos para o Lira, acho que não é eficiente”, disse o deputado do PL.
Em relação aos evangélicos, o presidente deve apostar no compromisso que o Poder Executivo tem com a agenda de costumes. Com isso, ele argumentará que as pautas terão mais chances de avançar no Legislativo em caso de vitória de Lira, mais alinhado ao Planalto.

Coordenador da bancada evangélica, o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP) reconhece que há disposição de grande parte da frente parlamentar em votar em Lira por ser o candidato governista. Segundo ele, Bolsonaro tem compromissos com a agenda prioritária do grupo.
Ontem Bolsonaro recebeu ontem parlamentares do PTB, Pros e MDB. Segundo relatos, apesar de não ter pedido votos para o parlamentar do PP explicitamente, o presidente deixou claro sua preferência por uma eventual vitória de Lira.