O globo, n.31900, 08/12/2020. Sociedade, p. 11

 

Moradores de outros estados poderão se vacinar em SP

Ana Letícia Leão 

08/12/2020

 

 

Os brasileiros que não moram em São Paulo também poderão se vacinar contra a Covid-19 com a CoronaVac, imunizante do laboratório chinês Sinovac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantan. O anúncio foi feito ontem pelo governador paulista, João Doria. A vacina estará disponível a quem tiver interesse, quando aprovada, sem que seja necessário comprovar residência em São Paulo.

— Todo e qualquer brasileiro que estiver em São Paulo e pedir a vacina receberá gratuitamente. Não precisará comprovar residência em São Paulo. Nós fazemos parte do Brasil. E aqui vacinaremos todos que precisarem ser vacinados —afirmou Doria.

De acordo com o governador, ao menos oito estados já demonstraram interesse na CoronaVac. Doria não informou quais seriam os estados. Em relação às prefeituras, ele disse que já acertou o uso da vacina com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e com Eduardo Paes, eleito no Rio.

—Eduardo Paes me telefonou hoje pela manhã dizendo que o Rio de Janeiro não vai ficar aguardando o programa para março, e desejará vacinar o mais breve possível, começando pelos profissionais de saúde da cidade do Rio — disse Doria.

— Dezenas de outros prefeitos (estão interessados na vacina), não apenas de estados vizinhos, mas também de estados mais remotos do país.

PAES DIZ QUE NÃO PEDIU VACINA

Questionado sobre a declaração de Dor ia, Paes respondeu que os dois conversaram sobre aC ovid-19,m as que não pediu a vacina. Em nota, declarou que “a Prefeitura do Rio, durante toda a minha gestão, sempre seguiu as regras definidas pelo Programa Nacional de Imunizações, e assim será em relação à vacina de combate ao coronavírus”.

“Os insumos estratégicos no Sistema Único de Saúde são de responsabilidade do governo federal, o que aumenta muito o poder de compra do

Estado brasileiro. A partir de primeiro de janeiro estaremos juntos ao Ministério da Saúde acompanhando todo o planejamento e organizando a rede municipal para garantir que a vacinação seja realizada deforma organizada e no menor tempo possível.”

Em seu Twitter, o governador da Paraíba, João Azevêdo, confirmou que está em negociação com o governo paulista para comprara CoronaVac: “Essa é uma ação paralela ao plano do Ministério da Saúde, para nos anteciparmos e começarmos a vacinação o quanto antes”. A previsão de Doria é disponibilizar quatro milhões de doses iniciais a outros estados que tiverem interesse em fazer a imunização.