O globo, n.31901, 09/12/2020. Economia, p. 27

 

Faria diz que SG será tratado por ministério e Presidência

Manoel Ventura

09/12/2020

 

 

Após cobrarem transparência e diálogo com o governo, representantes das principais operadoras de telefonia do Brasil se reuniram ontem com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para discutir o leilão do 5G. A licitação para a quinta geração de redes móveis está no centro de uma disputa entre a China e os Estados Unidos, que pressionam países como o Brasil a banir a chinesa Huawei no fornecimento da infraestrutura para essa tecnologia.

Representantes de Oi, Claro, Tim, Vivo e Algar participaram do encontro, segundo Faria. O ministro disse que esse assunto estará concentrado no seu ministério ena Presidência da República:

— Fiz uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, e (nósre solvemos) que esse tema, do 5G, queéumt ema altamente relevante para o país, onde teremos um novo Brasil depois do 5G, iremos tratar no Ministério das Comunicações ena Presidência da República. Esse será o fluxo desse assunto.

A declaração de Faria exclui o vice-presidente Hamilton Mourão das discussões. Na segunda-feira, Mourão afirmou que os equipamentos da Huawei estão em 40% das redes de 3 G e 4 G no paí seque o eventual banimento da companhia encareceria o serviço aos consumidores.

Questionado sobre o posicionamento de Mourão, Faria disse que o vice-presidente tem prerrogativa para falar sobre qualquer assunto:

—Mas nunca recebi pedido de audiência ou convite para falar sobre isso com Mourão.

As principais empresas de telecomunicação do Brasil, que efetivamente vão disputar o leilão, ameaçam ir à Justiça caso a Huawei seja banida do país, cobrando indenização do governo pelos investimentos já feitos usando equipamentos da chinesa.

A decisão sobre banir ou não a Huawei ainda não foi tomada, mas uma ala do governo apoia excluir a empresa.

Faria disse que o objetivo é fazer o leilão no primeiro semestre do próximo ano eque a licitação está sendo conduzida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel):

— É um grupo técnico, formado por cinco conselheiros, que têm total capacidade para fazer esse tema. Não tem nenhum entrave para o leilão. O país precisa do 5G.