Correio braziliense, n. 21015, 07/12/2020. Política, p. 4

 

Macapá terá segundo turno

Augusto Fernandes 

07/12/2020

 

 

Depois de ter as eleições municipais adiadas devido ao apagão que impactou quase todo o Amapá em novembro, Macapá teve o primeiro turno da votação ontem. Na disputa para a prefeitura, Josiel Alcolumbre (DEM) e Doutor Furlan (Cidadania) conseguiram avançar para o segundo turno, que ocorrerá no próximo dia 20.

O resultado confirmou o que projetavam  pesquisas de intenção de voto. Irmão e primeiro suplente do Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), Josiel foi a escolha de 29,47% dos macapaenses, com 59.511 votos. Empresário e jornalista, ele tem 47 anos e concorre pela primeira vez a um cargo público desde que se filiou ao Democratas, em 2010.

Após a apuração dos votos, Josiel prometeu dar continuidade ao trabalho do atual prefeito de Macapá, Clécio Luis Vieira (sem partido), que o apoia nestas eleições e disse estar aberto ao diálogo. “Nós vamos dialogar com todos, independentemente da posição política ou ideológica. Nossa bandeira partidária não é de apenas um partido ou de uma cor apenas, nossa bandeira é a bandeira de Macapá”, frisou.

Já Doutor Furlan recebeu 32.369 votos, que corresponderam a 16,03% do total. Cirurgião cardiovascular, ele também tem 47 anos e já foi eleito deputado estadual no Amapá por duas vezes, em 2014 e 2018. Assim como o rival, esta é a primeira vez que o candidato do Cidadania disputa a prefeitura de Macapá. “O povo quer mudança, o povo não quer mais oligarquias, não quer mais famílias no poder”, discursou.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 217.161 pessoas votaram em Macapá e 75.557 não foram às urnas. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, salientou que a eleição “correu na mais absoluta tranquilidade em termos de segurança pública, em termos de segurança sanitária e com um número muito baixo de incidentes”. Ele parabenizou a população de Macapá por ter participado do processo eleitoral após a pane de eletricidade que ocorreu em novembro.