Título: Pacote é apenas o primeiro passo na recuperação dos EUA
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/09/2008, Tema do Dia, p. A3
A recuperação do sistema financeiro americano ¿ e mundial ¿ vai muito além do pacote de socorro aos bancos em processo de aprovação. Economistas defendem intervenção do governo e novas regras para as instituições de crédito.
O ex-diretor do Banco Central Carlos Thadeu de Freitas sugere a criação de regras de alavancagem para o crédito. Também avalia a necessidade de o governo americano se tornar sócio das instituições que vier a socorrer. Para Luiz Roberto Cunha, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), o pacote estanca a hemorragia, mas não cura o paciente. O economista avalia que será preciso um tratamento de longo prazo.
¿ O que está sendo aprovado pelo congresso americano é básico e não resolve o problema todo. O pacote estanca a hemorragia e deixa o paciente em condições para se iniciar um tratamento longo, penoso e difícil ¿ diz Cunha.
Freitas estima que a próxima dificuldade do governo americano será precificar os papéis das instituições.
¿ Não podem ser valores muito baixos para que elas não realizem prejuízos nem valores elevados porque não merecem ¿ avalia Freitas.
Comprar títulos dessas instituições, segundo o ex-diretor do BC, também não seria suficiente.
¿ É preciso que o governo entre como sócio para exigir contrapartidas ¿ ressalta. ¿ A confiança da comunidade financeira também dependerá de limites de repasse do crédito, com regras de alavancagem.
Freitas lembra que, com o valor de um papel hoje no sistema americano, pode-se negociar valores até 30 vezes maiores.
Para Roberto Padovani, estrategista-chefe do Banco WestLB, o anúncio do plano econômico e o acordo político entre republicanos e democratas já será suficiente para acalmar os ânimos do mercado. Mas é cedo para dizer que sairemos da crise de confiança.
¿ Há muito ruído político, o que vai continuar interferindo na formação de preço dos ativos financeiros. No curto prazo, o mercado não vai voltar à total normalidade. ¿ analisou. ¿ Mas o Congresso melhorou o pacote e os dias de pânico vão ficar para trás. O problema de liquidez dos mercados, inclusive do Brasil, reflexo de uma crise aguda, vai voltar gradativamente.