O globo, n.31904, 12/12/2020. País, p. 10

 

Em Angra dos Reis, Bolsonaro Visita Wal do Açaí e prefeito

12/12/2020

 

 

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou a viagem a Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, para visitar ontem um antigo aliado, o Wal do Açaí. Suspeito de ser funcionário fantasma do Bolsonaro quando hoje o presidente ainda era deputado federal, Walderice da Conceição foi flagrado, na época, vendendo açaí na vila de Mambucada, a 50 quilômetros de Angra, durante o tempo que seria destinado ao gabinete na Câmara dos Deputados. Bolsonaro ainda se reuniu com o prefeito Fernando Jordão (MDB) no Colégio

Naval, no centro. Na terça-feira, Jordão, reeleito em novembro, foi um dos prefeitos do interior do Rio que acompanhou Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto. Segundo assessoria da prefeitura de Angra, o encontro foi um convite informal do prefeito Fernando Jordão. Também participaram do almoço o ministro da Segurança Institucional, Augusto Heleno, e a deputada estadual Célia Jordão, esposa de Jordão. Após o encontro com Jordan, Bolsonaro foi para sua casa de verão na vila histórica de em mambucaba, onde Walderice também mora. O ex-secretário parlamentar de Bolsonaro concorreu a uma das 14 cadeiras de vereador da cidade de Angra nas eleições deste ano pelos republicanos, mas não foi eleito. Mesmo concorrendo como Wal Bolsonaro, ela obteve apenas 266 votos e não foi eleita. Foi a primeira vez que ele participou de um concurso. Wal estava entre os nomes e números de candidatos divulgados em publicação do Bolsonaro em suas redes sociais, posteriormente excluídos. O relatório citou apenas cinco candidatos a vagas em prefeituras. Em janeiro de 2018, reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" mostrava que Wal vendia açaí no horário comercial. Sua renúncia ao Posto ocorreu em agosto de 2018. Ao comentar o caso, Bolsonaro disse que Wal trabalhava para ele recebendo demandas da região de Angra dos Reis, mas decidiu sair para evitar "desgastes".

FRIAS FAZ CATETERISMO

O secretário especial de Cultura, Mário Frias, ontem teve um infarto e foi submetido a um cateterismo. A secretaria de comunicação (Secom) do governo informou que, após passar pelo procedimento, a secretária colocou dois stents e se recupera bem no Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília. Frias tem 49 anos e assumiu o cargo em junho. Ele substituiu a atriz Regina Duarte, que ficou cerca de dois meses no cargo. (Com informações do G1)