Título: Centrão influenciou no texto conservador
Autor: Falcão, Márcio
Fonte: Jornal do Brasil, 29/09/2008, País, p. A11

A Assembléia Nacional Constituinte surgiu em fevereiro de 1987, no governo do presidente José Sarney, sendo presidida pelo deputado Ulysses Guimarães (PMDB). Para a convocação, houve muita negociação. A sociedade pedia um novo texto constitucional, pois a Carta em vigor havia sido reformulada várias vezes durante o regime militar e não expressava a nova ordem política.

Mas havia divergências quanto à composição e à natureza da Constituinte. Alguns setores defendiam que cidadãos fossem eleitos para tratar da nova Constituição, mas ficou a cargo dos 559 congressistas que assumiram em 1986 elaborar a nova Carta Magna. Foram 18 meses de trabalho.

O grupo majoritário na Constituinte era o Centro Democrático, formado por uma parcela dos parlamentares do PMDB, pelo PFL (atual DEM), PDS e PTB, além de outros partidos menores. O "Centrão", apoiado pelo poder Executivo e representantes mais conservadores da sociedade, conseguiu influir na regulamentação dos trabalhos e no resultado de votações importantes, como a duração do mandato de Sarney, a questão da reforma agrária e o papel das Forças Armadas. O momento mais delicado foi a articulação para as inserções de direitos sociais, como licença-maternidade, licença-paternidade e outros direitos assegurados aos trabalhadores.