Título: McCain e Obama trocam acusações
Autor: Freitas Jr., Osmar
Fonte: Jornal do Brasil, 30/09/2008, Tema do Dia, p. A2

A pouco mais de um mês das eleições presidenciais nos Estados Unidos, a economia se consolida como o principal tema de campanha. Ontem, depois da rejeição da Câmara ao plano federal de socorro de US$ 700 bilhões às instituições financeiras falidas, os candidatos John McCain, do Partido Republicano, e Barack Obama, do Democrata, culparam um ao outro pela derrota no Legislativo.

Mesmo que os deputados republicanos tenham votado em maioria contra o projeto ¿ foram 133 votos republicanos e 95 democratas ¿ McCain tentou colocar a culpa no rival. Disse que o número de votos contrários foi alto entre os democratas, que costumam aceitar com mais facilidade intervenções na economia, ao contrário dos republicanos, que demonstravam mais resistência ao plano.

"Obama falhou em liderar", disse, em nota. "O plano fracassou porque Obama e os democratas colocaram a política à frente do partido. Ele se recusou até mesmo a dizer se apoiava o projeto final".

McCain passou o fim de semana em Washington ao telefone com os participantes da negociação, mas não foi ao Congresso. Obama também manteve-se em contato por telefone com o secretário do Tesouro, Henry Paulson, e com líderes parlamentares. Mas, ao contrário do rival, não suspendeu sua agenda de campanha.

McCain diz que o placar só não foi arrasador porque conseguiu convencer parte dos republicanos da importância do pacote. Ele tenta fazer com que os eleitores vejam o democrata como um político que torce para a crise, por ela ser favorável a sua candidatura, de oposição. A estratégia é minar a percepção, registrada em pesquisas, de que Obama está mais preparado para lidar com os sobressaltos da economia ¿ a principal preocupação dos eleitores.

O democrata respondeu à altura. Minutos depois do fim da votação, fez um pronunciamento no Colorado, com ataques diretos ao governo de George Bush:

¿ O que vimos nas últimas semanas é o veredicto final de uma filosofia, a conseqüência de oito anos de irresponsabilidade. Está na hora de ter a supervisão de um adulto na Casa Branca. Por isso sou candidato. É hora de virarmos a página.

Também afirmou que o dinheiro que o governo luta para destinar ao resgate da economia podia ser usado para melhorar os sistemas de saúde e de educação:

¿ McCain é o candidato republicano à Casa Branca, seguiu essa filosofia falida por 36 anos. Agora, quer nos dar mais quatro anos disso.