Título: Lula chega aos 80% na avaliação popular
Autor: Bruno, Raphael
Fonte: Jornal do Brasil, 30/09/2008, País, p. A14
Governo só perde para Sarney na época da implantação do Cruzado.
BRASÍLIA
Impulsionada pelo otimismo envolvendo a descoberta de petróleo da camada de pré-sal e pelo recuo do medo da inflação, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 69% em setembro, revelou pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem em Brasília. É o percentual mais elevado de Lula desde que o petista chegou ao poder, em 2003. A aprovação pessoal da forma pela qual o presidente governa também bateu recorde e chegou a 80%, aproximando Lula dos índices de popularidade do até então mais bem avaliado presidente do continente americano, o colombiano Álvaro Uribe.
A avaliação positiva do governo Lula só perde, em toda a série histórica de pesquisas CNI/Ibope, realizada desde 1982, para a atingida pelo ex-presidente José Sarney em setembro de 1986, 22 anos atrás, no auge do Plano Cruzado. Na época, a sondagem não questionava os entrevistados sobre o desempenho pessoal do presidente.
Nas Américas
A aprovação de Lula o coloca, juntamente com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, como um dos líderes políticos mais populares do continente. No mês de abril, relatório realizado pela Consulta Mitofsky levando-se em conta trabalhos de institutos de pesquisas nacionais apontava Uribe, com 84% de aprovação, como o mais popular do continente, seguido pelo presidente Rafael Corrêa (62%), do Equador, pelo mexicano Felipe Calderón (61%), pelo de El Salvador, Elías Antonio Saca (59%), e pelo presidente da Bolívia, Evo Morales (56%).
A Mitofsky, considerando pesquisa do Instituto Datafolha que dava ao governo Lula 55% de aprovação na época, atribuia ao brasileiro a sexta colocação em seu ranking. Hoje, a aprovação de 69% não só aproxima Lula do colega colombiano, como a avaliação de seu desempenho pessoal, de 80%, já até mesmo supera a popularidade de Uribe apontada na última sondagem, realizada no início de setembro pela Gallup, que deu ao governante colombiano 78% de avaliação positiva.
Embora a aprovação da atuação do governo tenha melhorado em todas as áreas, o diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita, atribuiu a popularidade do governo a três fatores principais: o crescimento econômico e o aquecimento do mercado de trabalho, o recuo no receio da inflação e o otimismo envolvendo a camada de petróleo do pré-sal.
¿ A população sente que o pré-sal pode significar uma mudança estrutural na economia brasileira ¿ comentou, ao divulgar a pesquisa ¿ Não dá para dizer, contudo, que a população sente o país blindado da crise internacional. Dá sim para dizer que ela permanece otimista em relação ao futuro.
A extração do petróleo na camada de pré-sal foi, juntamente com a descoberta de uma nova bacia de petróleo em Santos, as notícias relacionadas ao governo mais lembradas de forma espontânea pelos entrevistados. Já o percentual de pessoas que acredita num aumento da inflação nos próximos seis meses caiu de 65%, obtido em junho, quando foi realizado o levantamento anterior, para 55%.