Valor econômico, v. 21, n. 5173, 22/01/2021. Brasil, p. A3

 

Vacina indiana chega hoje

Fabio Murakawa

22/01/2021

 

 

Imunizante chega após idas e vindas nas tratativas diplomáticas entre Brasil e Índia
O Ministério da Saúde informou ontem que uma carga com 2 milhões de doses de vacina contra o coronavírus fabricada na Índia chega no fim da tarde de hoje ao Brasil. Trata-se do produto desenvolvido pela AstraZeneca e Universidade de Oxford, principal aposta do presidente Jair Bolsonaro para imunizar a população brasileira.

Segundo a pasta, a carga será transportada em um voo comercial da Emirates até o aeroporto de internacional de Guarulhos. Após passar por trâmites alfandegários, as vacina seguirá para o aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio em um voo da Azul.
País com o segundo maior número de mortes pelo coronavírus, o Brasil vez seguidos apelos à Índia para receber a vacina. As negociações envolveram inclusive Bolsonaro, que há suas semanas escreveu uma carta ao premiê indiano, Narendra Modi, pedindo a ele que adiantasse a entrega do produto.

As vacinas estão sendo produzidas no laboratório indiano Serum Institute, que foi atingido ontem por um incêndio. Segundo autoridades indianas, porém, o fogo não afetou as instalações onde os imunizantes são fabricados.

No Brasil, as vacinas serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que firmou um convênio de transferência de tecnologia com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford.

A liberação das vacinas ocorre depois que o Brasil recuou de um posicionamento contrário à Índia na Organização Mundial do Comércio (OMC). Em outubro, o país asiático havia pedido na entidade a quebra de patentes relacionadas ao combate à covid-19. O Brasil, em posição alinhada aos Estados Unidos, foi contra. Nesta semana, diante do impasse em torno da vacinação no país, a diplomacia brasileira mudou de posição.