Título: O voto ou o inferno
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/01/2005, Internacional, p. A8

BAGDÁ - Alguns grupos políticos iraquianos estão ameaçando os eleitores com uma maldição eterna se eles não votarem no domingo, suscitando protestos de outros partidos. Farid Ayar, porta-voz do órgão eleitoral do Iraque, disse que alguns partidos estão utilizando fotos de líderes religiosos em pôsteres de campanha, o que pode infrigir as leis eleitorais.

- Eles estão mostrando imagens religiosas e dizendo às pessoas que as sigam, senão irão para o inferno - disse Ayar, da Comissão Eleitoral Independente, que organiza a eleição de domingo. - Há muita gente reclamando. Há reclamações também sobre alguns partidos que estão usando veículos oficiais para distribuir pôsteres.

Os candidatos xiitas são acusados de se aproveitar da popularidade do clérigo: o grande aiatolá Ali al-Sistani, utilizando sua foto em material de campanha. Sistani não está concorrendo à eleição, mas uma lista de candidatos elaborada por ele é a favorita do pleito. O líder religioso também divulgou fatwas (editos) pedindo às pessoas que compareçam às urnas.

Segundo as leis eleitorais do Iraque, os partidos não podem exibir símbolos religiosos no material de campanha. Os critérios sobre o uso de personalidades religiosas não são claros.

Os xiitas responderam às reclamações alegando que outros partidos também estão usando fotos polêmicas em seu material, como imagens de Abdul Karim al-Qasim, o brigadeiro que derrubou a monarquia iraquiana em 1958, iniciando um período de 50 anos de golpes e ditaduras. Outros partidos reclamam do uso da máquina do governo pelo premier interino Ilyad Allawi.