Título: Fórum começa com PT na defensiva
Autor: Folhapress
Fonte: Jornal do Brasil, 26/01/2005, País, p. A3

Partido chega a Porto Alegre com objetivo de proteger o governo e mobiliza militância para abafar possíveis vaias a Lula PORTO ALEGRE - O Fórum Social Mundial começa hoje em Porto Alegre pronto para receber um PT diferente do que freqüentou as edições anteriores. Ao contrário de 2001 e 2002, quando era a principal sigla de oposição do país, e de 2003, quando tinha apenas um mês no Planalto e ainda contava com apoio maciço da população, o partido chega à capital gaúcha preparado para atuar na defensiva e rebater as críticas que vem recebendo, principalmente no que diz respeito ao fracasso dos programas na área social.

- Temos de informar, prestar contas, respeitar as diferenças de natureza política. Vamos participar como partido de governo. Não temos de pedir desculpas pelo que estamos fazendo - afirmou o presidente da legenda, José Genoino, que chegou ontem a Porto Alegre para participar do Fórum de Autoridades Locais, um dos eventos que antecedem o Fórum Social Mundial.

Integrantes do governo federal e do PT participarão de diversos compromissos. Umas das estratégias de defesa a eventuais críticas veio já está traçada. Dirigentes petistas e ministros estão orientados a apresentar argumentos a favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos painéis dos quais participarem.

- Os argumentos que nós temos e que o governo tem serão apresentados nas oficinas em que estarão representantes do partido e do Planalto - confirmou Paulo Ferreira, secretário de Relações Internacionais do PT e um dos responsáveis pela organização dos eventos da sigla em Porto Alegre.

O partido trabalha também para evitar protestos e vaias na participação de Lula no Fórum, prevista para amanhã.

- No evento do dia 27, vamos mobilizar a nossa base para que se faça presente. O presidente será bem acolhido aqui. Estamos convencendo as pessoas a irem lá. Quem é que vai vaiar o presidente? É a ultra-esquerda, o P-SOL, o PSTU, que terão uma presença hostil. Nossa militância estará lá para aplaudir o presidente - informou Ferreira.

Genoino acredita que o PT está preparado para defender as ações do governo federal, mas espera respeito dos críticos:

- Estamos preparados para a crítica, mas queremos uma relação de respeito. Diferença não é problema; oproblema é que respeitem as diferenças.

Boa parte das atividades do PT no Fórum Social Mundial será de encontros com integrantes de organizações de esquerda do Brasil e do mundo. As relações entre a União Européia e o Mercosul, por exemplo, serão tema de um seminário conjunto entre o PT, partidos socialistas europeus e a Internacional Socialista.

A Secretaria de Relações Internacionais da legenda promove, com a Internacional Socialista, seminário sobre a Reforma da ONU e organiza também o seminário do Foro de São Paulo e Movimentos Sociais, entidade que agrega partidos de esquerda da América Latina.

Integrantes do PT terão ainda encontros paralelos com representantes do Partido Socialista da França, da Democratici Di Sinistra (Itália) e do Partido Comunista Cubano. A sigla terá um espaço próprio no Fórum Social Mundial, denominado Espaço PT. Haverá ainda uma oficina intitulada ''PT 25 Anos: Memória e Documentação'', promovida pela pela Fundação Perseu Abramo.

Amanhã, o presidente Lula fará o lançamento da Campanha de Combate à Pobreza no Mundo. A convite de uma coalizão formada por mais de 100 ONGs espalhadas pelo mundo, ele será a estrela do ato cujo objetivo é pressionar os governos para que ataquem as causas da pobreza e da fome no planeta. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o escritor português José Saramago e o uruguaio Eduardo Galeano também estarão no evento.