Título: Patrus: área social supera a economia
Autor: Folhapress
Fonte: Jornal do Brasil, 26/01/2005, País, p. A6

BRASÍLIA - Apesar das denúncias de irregularidades no programa Bolsa Família e das críticas ao Fome Zero, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está satisfeito com o desempenho da área social.

- A área econômica do governo vai bem, mas a área social vai melhor ainda. Estamos cumprindo as Metas do Milênio, não apenas as metas impostas pelo governo - afirmou Patrus.

De acordo com o ministro, as pesquisas divulgadas pela imprensa não revelam a real dimensão do trabalho social desenvolvido pelo governo Lula.

O ministro comentou os possíveis cortes no Orçamento Geral da União e afirmou ter recebido da equipe econômica a garantia de que a área social será poupada de cortes:

- Não tivemos restrições em 2004 e estamos seguros de que não sofreremos restrições neste ano.

Patrus comemorou o fato de o Orçamento da sua pasta ter sido elevado em 17,6% em 2005, passando de R$ 14,3 bilhões no ano passado para R$ 16 bilhões este ano.

- Conseguimos cumprir 95% do orçamento previsto para 2004. Nossa intenção é fazer o mesmo para este ano.

Durante entrevista convocada para falar sobre o aniversário de um ano da criação da sua pasta, o ministro evitou temas polêmicos, como reforma ministerial e disputa pela presidência da Câmara.

Mesmo pressionado, Patrus se recusou a confirmar se dará ou não apoio pessoal ao candidato oficial do PT na disputa, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). Patrus é amigo e conterrâneo do candidato avulso do PT à presidência da Casa, deputado Virgílio Guimarães (MG).

O ministro reafirmou que o atendimento a moradores de rua, principalmente de regiões metropolitanas, será uma das metas da pasta para este ano.

Segundo ele, até o próximo mês ficará pronto um levantamento com o número de pessoas que vivem nas ruas das 10 maiores regiões metropolitanas do país.