Título: O capital se reúne em Davos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/01/2005, Economia, p. A18

Lula chega na sexta para discutir pobreza e apresentar PPPs

Começa hoje em Davos o maior evento capitalista do mundo, o Fórum Econômico Mundial, que deverá reunir cerca de 2 mil líderes e 25 chefes de Estado sob o tema Assumindo Responsabilidade por Escolhas Difíceis.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá chegar à cidade suíça na sexta-feira, após passagem pelo Fórum Social Mundial, em Porto Alegre - que ocorre simultaneamente.

Ontem, a cidade de Davos já estava preparada para receber personalidades como o presidente da Microsoft, Bill Gates, o primeiro-ministro da Grã Bretanha, Tony Blair, e o ex-presidente americano Bill Clinton. A polícia suíça reforçou a guarda nas entradas e saídas da cidade para evitar problemas de segurança no evento.

A expectativa é que Lula novamente dê o tom social ao encontro, como fez em 2003, quando lançou a campanha mundial contra a fome e a pobreza. Na sexta, o presidente brasileiro participará de um debate sobre como financiar a guerra contra a pobreza. No sábado, Lula se encontrará com empresários europeus e asiáticos, quando pretende mostrar oportunidades de investimento no Brasil, tendo como carro-chefe as Parcerias Público-Privadas (PPPs).