Título: Frente Democrática começa a ruir
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 26/01/2005, Brasília, p. D3
Após acusações entre Vigilante e Barcellos, até articuladora do bloco, Eliana Pedrosa, admite que aliança está no fim A Frente Democrática ameaça ruir. Divergências internas entre parlamentares do PT, PPS, PFL e dissidentes do PP e PMDB começam a aflorar antes mesmo de o ano legislativo ter início. A própria articuladora da formação do chamado Bloco dos 13, deputada Eliana Pedrosa admite que a união está em seus momentos finais. - A Frente já cumpriu seu papel, que era eleger a Mesa Diretora. No início dos trabalhos legislativos, deve ser desfeita. Cada bancada vai procurar seu espaço - prevê.
O deputado Chico Vigilante (PT) foi o primeiro a descarregar armamento pesado sobre os aliados. Depois de criticar duramente os colegas da Mesa Diretora que indicaram parentes a cargos de confiança na Câmara Legislativa, Vigilante declarou ontem que o presidente Fábio Barcellos (PFL) é ''tutelado'' de Pedrosa.
Insatisfeito com a aliança, da qual os seis membros do PT fazem parte, Vigilante reclama que a corregedora responde em excesso pela presidência.
- Fica parecendo que o presidente está terceirizado. Ela [Eliana]está o tempo todo falando da Mesa, sem fazer parte dela - alfineta.
A crítica de Vigilante é antiga. O grupo derrotado pela Frente costuma apontar a corregedora e líder do PFL como mentora de decisões estratégicas. Em diversas entrevistas, Barcellos fez questão de ressaltar a amizade com a correligionária.
- Tenho bom senso para saber qual o meu papel. Não sei a que interesse Vigilante está servindo neste momento - rebate Eliana.
Barcellos, ao saber da acusação, ligou para o colega imediatamente e disse tratar-se de ''oportunismo de última hora''. Mas o presidente eleito por chapa única - a maior bancada, o PMDB, desistiu por não ter votos suficientes - acredita que a Frente ainda deve perdurar.
- Esse é o ponto de vista dele, deve ser respeitado. Mas se for assim, ele é tutelado do José Dirceu [ministro-chefe da Casa Civil], porque foi ele quem mandou Vigilante votar em mim - contesta Barcellos. Na época das discussões sobre os planos do PT para levar a vice-presidência, segundo membros do partido, foi preciso intervenção do governo federal para que Chico Vigilante desistisse do apoio a Eurides Brito (PMDB), representante escolhida pelo governador Joaquim Roriz.
A líder do PT e da Frente, deputada Arlete Sampaio, discorda das acusações contra Barcellos. Em férias na Bahia, a petista manda um recado: não vê motivos para desmanchar o bloco agora, e a garante que vai lutar para mantê-lo de pé. Ainda que maré esteja contra.