Título: Pacientes contra mudança do COMPP
Autor: Rafael Baldo
Fonte: Jornal do Brasil, 26/01/2005, Brasília, p. D3

Movimento Pró-Saúde Mental faz manifestação, hoje, às 10h, contra proposta da Secretaria de Saúde Uma manifestação do Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal está prevista para hoje, às 10h, em frente ao Centro de Orientação Médico-Psico-Pedagógica (COMPP). O ato público promete reunir cerca de 300 pessoas, entre pais e funcionários do Centro. A polêmica está na intenção do secretário da Saúde, Arnaldo Bernardino, de transferir o COMPP, localizado no Setor Hospitalar Norte, para um local perto do prédio da Hípica, no final da Asa Sul. Os pais de pacientes reclamam que a mudança acarretaria mais gastos com transporte. A localização, na 501 Norte, facilita a vinda para o atendimento no Centro. O agente administrativo Sérgio Gaze considera a decisão arbitrária e sem justificativa. Uma liminar do Ministério Público impede a transferência e estabelece hoje como data-limite para que secretário de Saúde explique os motivos da mudança. Caso ele não responda, está prevista uma multa de R$ 10 mil por dia.

- Alguns pacientes precisam vir três vezes por semana no COMPP. Cerca de 90% das pessoas atendidas são carentes - informa Gaze, acrescentando que o custo de duas passagens para chegar ao Centro impediria muitos tratamentos, completa.

O COMPP está no Setor Hospitalar Norte desde sua construção, em 1969. Segundo o Movimento Pró-Saúde, o motivo da transferência é a ampliação da Faculdade de Medicina do GDF (Fepecs), ao lado do Centro. Para Gaze, a responsabilidade da Secretaria é prestar assistência de saúde, não formar profissionais e desocupar espaços de atendimento.

- Os alunos da Fepecs não têm dificuldade em se locomover para a faculdade, pois são de classe alta. Mas os canteiros de obras estão avançado para a ampliação da faculdade - afirma.

A Secretaria de Saúde estuda a transferência do COMPP para perto do prédio da Hípica, na Asa Sul e no Hospital do Paranoá. O secretário Arnaldo Bernardino não confirmou se a mudança realmente acontecerá.