Título: Candidatos ressaltam independência
Autor: Raposo, Fred
Fonte: Jornal do Brasil, 05/10/2008, Eleições Municipais, p. A6

Paes, Gabeira e Jandira afirmam que não irão misturar os interesses, caso sejam eleitos.

Três dos aspirantes a despachar no Palácio da Cidade, sede oficial da prefeitura, em Botafogo, a partir do dia primeiro de janeiro do próximo ano, cujas candidaturas tiveram maior receita proveniente de contribuições de pessoas jurídicas, observaram que o expediente utilizado está previsto na Lei Eleitoral. Também fizeram questão de reforçar a independência de suas candidaturas em relação às empresas que contribuíram para as respectivas campanhas. Solange Amaral, candidata do Democratas, no entanto, não retornou as ligações da reportagem.

Por e-mail, o líder das intenções de voto no Rio, com 29% ¿ segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, na quarta-feira ¿ o peemedebista Eduardo Paes assegurou que, em sua eventual gestão, "não haverá ingerência política ou financeira de nenhum doador de campanha. Seja pessoa física ou jurídica".

¿ Tenho 16 anos de vida pública e a minha história se pauta sempre pelo combate a irregularidades e à corrupção ¿ afirmou o candidato, ex-secretário de Esportes e Lazer do Estado, que conta com o apoio do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB).

Transparência verde

Já Fernando Gabeira (PV), um dos que disputam uma vaga no segundo turno com Eduardo Paes no pleito de hoje, ressaltou que sempre disponibilizou os nomes de todos os seus doadores no site oficial de sua campanha. Segundo ele, a prática ocorre desde o início da corrida eleitoral.

¿ Sempre procurei a transparência, que para mim é um fator fundamental, inclusive com a possibilidade de o eleitor poder vigiar as nossas contas ¿ assinalou o candidato pelo Partido Verde, que está coligado com o PSDB, de onde veio o seu vice, deputado estadual Luiz Paulo Correia da Rocha. ¿ Quero reconstruir a nossa cidade, e para isso vou precisar de todos, inclusive das empreiteiras. As pessoas ainda não se deram conta de que é possível receber este tipo de doação sem dar nada em troca, sem ter que atender aos eventuais interesses dessas empresas.

Incorruptibilidade

Para Jandira Feghali (PCdoB), "quem levantou essa questão no debate do Jornal do Brasil foi o Chico Alencar, cujo partido, o PSOL, já recebeu doações da Gerdau (uma das maiores fabricantes de aço do mundo)". A candidata disse ainda que "o problema não está nas doações de campanha", mas no caso de uma eventual deficiência do que ela própria classificou como "incorruptibilidade do gestor".

¿ As doações que a minha campanha recebeu são absolutamente normais ¿ afirmou Jandira, acrescentando que "a independência da gestão não está aí (nas doações), mas na incorruptibilidade do gestor". ¿ Todos os doadores da minha candidatura foram registrados oficialmente.