Título: Defensor de um pacote por etapas
Autor: Totinick, Ludmilla; Costa, Gabriel
Fonte: Jornal do Brasil, 05/10/2008, Economia, p. E4

Charles Schumer, presidente da Comissão Econômica Conjunta do Senado, defendeu a aplicação do plano por etapas.

¿ Se os bancos precisarem de US$ 50 bilhões por mês, aprovaremos um plano de três meses, e vejamos como funciona ¿ declarou Schumer, antes da aprovação do pacote de ajuda às instituições financeiras. ¿ A maneira como foi apresentado o plano do secretário Paulson nada mais é que um pedido de cheque em branco.

Sempre fez questão de ressaltar as três condições impostas pelos democratas para aceitar: que os contribuintes não paguem a conta sozinhos, que medidas sejam tomadas em favor dos ascendentes à propriedade e que um organismo de controle seja instalado para vigiar a atividade do Tesouro.

Também propôs a criação de uma agência federal para adesão de todas as empresas de serviços financeiros, que pagariam uma comissão mensal, contribuindo assim para o financiamento deste plano. Isso não resolveria tudo, mas os contribuintes se sentiram melhor se não tivessem que pagar a conta sozinha, segundo o senador.

A criação de uma agência para injetar recursos nas instituições financeiras com dificuldades no país. A idéia é que a nova instituição coloque capital nas companhias em troca de participação e dos títulos lastreados às hipotecas de alto risco, justamente os principais responsáveis pelos problemas enfrentados pelo sistema financeiro americano.

Pertencente ao Partido Democrata, ficou famoso no Congresso americano por ter alertado os investidores de que a IndyMac estaria em sérios problemas, levando a uma corrida bancária e conseqüente deterioração de sua base de ativos. (L.T.)