Título: Líder em posição desconfortável
Autor: Totinick, Ludmilla; Costa, Gabriel
Fonte: Jornal do Brasil, 05/10/2008, Economia, p. E4

John Andrew Boehner, 58, líder da minoria republicana na Câmara dos Representantes, foi ovacionado por membros de seu partido ao levantar resistência contra a versão inicial do plano de US$ 700 bilhões defendido por democratas e pelo governo Bush. No entanto, após o fracasso na própria Câmara da versão seguinte, de cuja elaboração o deputado de Ohio participou, Boehner foi alvo de críticas tanto por parte dos adversários democratas quanto de seus próprios colegas republicanos.

Ao mesmo tempo em que a maioria dos republicanos não queria votar pela aprovação do pacote de ajuda, eles também não acreditavam que os líderes dos partidos permitiriam que o plano fracassasse, e a culpa acabou caindo sobre o líder da minoria. Defensor de mecanismos que ajudem os devedores de hipotecas a pagar as dívidas, Boehner manifestou desconforto com a situação de impasse em que se encontrava.

¿ O povo americano está zangado com a situação em que se encontra, sobre a qual eles têm muito pouco controle. Eu posso dizer que meus colegas estão zangados. Ninguém quer ter que apoiar esse pacote, mas é um projeto em que trabalhamos juntos. É um projeto que, nós acreditamos, vai enfraquecer a crise. Nós certamente esperamos que ele enfraqueça a crise ¿ disse Boehner.

Enquanto nos anos 90 Boehner fez parte da chamada "Gangue dos Sete" ¿ um grupo de jovens conservadores que criticavam duramente a maioria democrata ¿ nos últimos anos o deputado parece ter adotado posturas mais moderadas. Boehner trabalhou em conjunto com os democratas na aprovação de projetos de lei no comitê de Educação e Trabalho. Casado há 33 anos, ele mora no subúrbio de Cincinnati com a esposa e as duas filhas. (G.C.)