O Estado de São Paulo, n.46354, 15/09/2020. Metrópole, p.A11

 

Pazuello será efetivado como ministro

15/09/2020

 

 

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, foi efetivado no cargo e tomará posse na próxima quarta-feira. O presidente Jair Bolsonaro convenceu Pazuello a permanecer como titular da pasta, que assumiu em 16 de maio, no auge da crise do novo coronavírus.

Naquele mês, a Saúde publicou orientações para uso da cloroquina desde os primeiros sintomas de covid 19, mesmo sem a droga apresentar eficácia contra a doença. A medida era uma exigência de Bolsonaro e atropelou recomendações dos próprios técnicos do ministério e de entidades de saúde.

Pazuello chegou à Esplanada para ser o braço direito de Nelson Teich, que comandava a Saúde e ficou à frente da pasta menos de um mês. Antes de Teich, o ministério estava nas mãos de Luiz Henrique Mandetta, que divergiu de Bolsonaro sobre a condução da crise para enfrentar o coronavírus.

O Ministério da Saúde também deixou de defender benefícios do distanciamento social e traçar estratégias sobre quarentena. A pasta usa como escudo o argumento de que o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou este poder da União. Pazuello e seus subordinados têm dito que cabe a Estados e municípios pensarem nestas medidas.

Pazuello tem bom trânsito no meio político, mas dispensa declarações à imprensa. Desde que assumiu o comando da Saúde, não esteve em nenhuma entrevista coletiva – sequer naquela que anunciou a maior pauta positiva de sua gestão: uma parceria para pesquisa e produção da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica Astrazeneca.

Balanço. A média diária de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil ficou em 731 nesta segunda-feira. Nas últimas 24 horas, o País registrou 19.392 novos casos e 454 novos óbitos. No total são 4.349.544 brasileiros infectados e 132.117 mortos pela covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados do consórcio dos veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. Já o balanço do Ministério da Saúde desta segunda aponta para 3.613.184 pessoas recuperadas da doença.

Ainda ontem, o Estado de São Paulo registrou a quinta semana consecutiva de queda de mortes por covid-19. A média diária de óbitos pela doença registrada na última semana epidemiológica foi de 179, patamar de meados de maio.