Correio braziliense, n. 21025, 17/12/2020. Mundo, p. 13
Explosão de casos nas Américas
17/12/2020
Em apenas uma semana, os países das Américas registraram quase 5 milhões de casos de contágio por covid-19, com uma tendência de avanço da pandemia no Canadá e nos Estados Unidos, segundo informações divulgadas, ontem, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). "Os dois países continuam sendo os principais impulsionadores dos casos", afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, em entrevista coletiva virtual.
A Opas alertou que, no Canadá, as hospitalizações estão aumentando, especialmente nas regiões centrais. O aumento gerou preocupação pela capacidade hospitalar do país. O organismo também destaca que os Estados Unidos, que detêm o maior número de mortes na pandemia (mais de 300 mil), registraram um recorde de 248 mil casos em 24 horas.
Na América Central, a Opas indicou que Panamá e Belize registram aumento dos casos. Já Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua têm, relativamente, poucos contágios. No entanto, Carissa Etienne alertou que essa tendência deve ser observada com precaução devido aos furacões Eta e Iota, que podem ter impactado os sistemas de registro.
Em relação à situação do sul do continente, Brasil e Colômbia são os países com mais novos casos. A Opas indicou que há um aumento preocupante dos contágios no sul do território brasileiro.
Desde o início da pandemia, a região das Américas acumulou quase 31 milhões de casos e 787 mil mortes por covid, cerca de metade de todos os diagnósticos e óbitos no mundo.