Título: Eleitores de Crivella e Jandira decidirão o pleito
Autor: Thurler, Fernanda; Victal, Renata
Fonte: Jornal do Brasil, 07/10/2008, Eleições Municpais, p. A6

Se os eleitores de Fernando Gabeira e Eduardo Paes definiram o primeiro turno da eleição para prefeito do Rio, caberá agora aos que votaram em Marcelo Crivella e Jandira Feghali a tarefa de conceder o visto para que um dos dois finalistas ocupe o Palácio da Cidade nos próximos quatro anos. Essa é a expectativa dos analistas políticos ouvidos ontem pelo Jornal do Brasil.

¿ Gabeira vai ter que partir para conquistar os votos da esquerda, porque o eleitor típico do Crivella tem uma rejeição forte a ele ¿ opina Manuel Sanches, cientista político da Uerj.

O sociólogo do Iuperj e da Fundação Getúlio Vargas Gláucio Soares diz que um fator que pode levar Jandira, Alessandro Molon e Chico Alencar a apoiarem Gabeira ¿ Paulo Ramos (PDT), já se apressou em atacar o candidato do PV ¿ é que o o fortalecimento do governador Sérgio Cabral com uma eventual vitória de Paes faria do PMDB uma força quase imbatível na disputa pelo governo do Estado em 2010.

¿ Gabeira só terá chance se encarnar o anti-Cabral. O PV é uma força eleitoralmente débil, que não intimida potenciais candidatos ao governo estadual, como Jandira.

O apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Paes, já preconizado por Cabral, teria peso relativo na eleição, no entender do professor de ciência política da UFRJ Charles Pessanha.

¿ Apesar de o presidente já ter demonstrado não cultivar ressentimentos, tanto Gabeira quanto Paes lhe fizeram muitos ataques durante a CPI dos Correios ¿ afirma. ¿ O apoio, se vier, deverá ser discreto, mas de interesse do Planalto, porque Gabeira é coligado com o PSDB e, se for inteligente, vai tentar despolitizar a campanha para anular o componente Lula.

Gláucio concorda:

¿ Não creio que Lula tenha participação muito ativa, porque Paes pegou pesado com ele no Congresso.

Sanches lembra outro obstáculo entre Gabeira e o PT.

¿ O ex-ministro José Dirceu, que ainda tem grande influência, apoiou Jandira, e o Carlos Minc, que sempre foi aliado do Gabeira, tem boas relações com Cabral, de quem foi até secretário.

Frente a frente

Os debates nas emissoras de TV são dados como certos agora.

¿ Acho que os dois vão ter um comedimento. A classe média tende a repudiar as argumentações que desqualificam um candidato. Personalizar o debate sempre pega mal para o acusador ¿ acredita Gláucio.

As simulações de segundo turno feitas nas últimas semanas não têm mais o menor significado, concordam os analistas.

¿ Nunca a afirmação de que o segundo turno é outra eleição foi tão pertinente ¿ diz Charles Pessanha.

Mas Sanches alerta:

¿ Paes vai ter que usar a emoção, porque Gabeira está em ascensão.