Título: Estatal aposta em áreas mais profundas
Autor: Leandro, Eloisa; Lorenzi, Sabrina
Fonte: Jornal do Brasil, 07/10/2008, Economia, p. A20

Depois das promissoras descobertas na Bacia de Santos, as petroleiras agora buscam óleo e gás no pré-sal da bacia de Campos. Responsável por mais de 80% de toda a produção de óleo, a bacia recebeu desde setembro cinco sondas para perfuração com mais de 4 mil metros de profundidade. A Petrobras procura óleo no pré-sal do campo de Marlim Leste. A americana Anadarko anunciou descobertas relevantes na semana passada e a Shell enviou sonda para explorar a 4.600 metros o BC-10.

¿ Estamos indo mais fundo também na bacia de Campos ¿ afirma o gerente executivo de exploração e Produção da Petrobras José Antonio de Figueiredo. No final do ano, segundo ele, a empresa poderá concluir se há indícios de óleo em poços no pré-sal da bacia de Campos.

Mesmo com a busca por pré-sal em Campos, a Petrobras continua firme na bacia de Santos, onde já informou reservas em Tupi e Iara. Figueiredo informou que há hoje oito sondas perfurando o pré-sal da região promissora. O número vai aumentar para 14 no próximo ano. Há reservas na Bacia de Campos que já produzem petróleo do pré-sal, porém de estruturas diferentes dos promissores campos do cluster de Santos. A busca agora é em profundidades maiores e com mais potencial de descobertas.

As perfurações incessantes ocorrem ainda no Espírito Santo, no Parque das Baleias que passará a se chamar de Pólo Pré-Sal. O resultado deve sair até o fim do ano.