Correio braziliense, n. 21027, 19/12/2020. Política, p. 3

 

Investigação sobre suposto uso da Abin

Renato Souza 

19/12/2020

 

 

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou abertura de investigação, pela Procuradoria-Geral da República (PGR), para apurar o suposto uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no auxílio à defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), no caso das rachadinhas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). No despacho, a magistrada vê possível crime de responsabilidade e advocacia administrativa. De acordo com a revista Época, a defesa do parlamentar recebeu dois relatórios sobre suposta devassa ilegal, por parte dos servidores da Receita, nas contas pessoais do parlamentar.

Os levantamentos seriam utilizados para nortear as ações dos advogados de Flávio, que tentam arquivar as acusações contra ele. O parlamentar é suspeito de chefiar um esquema montado no gabinete dele quando ocupava o cargo de deputado estadual na Alerj. Ele tornou-se alvo de investigações pelo Ministério Público do Rio, baseadas em movimentações financeiras suspeitas identificadas pela Receita Federal.

Em nota, a Abin e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) negaram a colaboração com os relatórios. No entanto, o general Augusto Heleno, chefe do GSI, confirmou ter se reunido com o presidente Jair Bolsonaro e duas advogadas do senador. Mas, ele diz que os pedidos não foram levados adiante. A revista Crusoé aponta que o próprio diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, repassou, por WhatsApp, os relatórios para a defesa do parlamentar. Ramagem é amigo da família do presidente.

A Abin negou a produção de qualquer tipo de relatório para auxiliar a defesa de Flávio. Em nota, o órgão afirmou que as informações publicadas na imprensa são inverídicas. "Nenhum relatório foi produzido com tema, assunto, texto ou o título exposto, tampouco a forma e o conteúdo dispostos correspondem a relatórios confeccionados por servidores em atividade na Abin", assegurou.

De acordo com a Abin, as denúncias estão "respaldadas apenas em trechos mal redigidos, com linguajar atécnico e sem relação com a atividade de Inteligência". Apesar da negativa, a instituição pediu que os documentos sejam apresentados para apuração.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Moro pede relatórios 

Sarah Teófilo 

19/12/2020

 

 

A defesa do ex-ministro da Justiça Sergio Moro pediu, ontem, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que seja incluído no inquérito sobre suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal a cópia dos documentos que teriam sido produzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em apoio à defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Os advogados de Moro solicitam, ainda, que o diretor da Abin, Alexandre Ramagem, seja ouvido, novamente, no âmbito do inquérito. "Essas medidas são pertinentes porque o presidente da República é investigado no referido inquérito, justamente por suspeita de interferência indevida em órgãos de Estado", afirmou o advogado Rodrigo Sánchez Rios. No pedido, a defesa cita reportagens da revista Época que tratam do assunto. Em uma delas, o veículo aponta dois relatórios produzidos pela Abin para orientar a defesa de Flávio sobre o que fazer para conseguir documentos que o auxiliassem a anular o caso das rachadinhas. Por sua vez, a revista Crusoé mostrou, em reportagem, que o próprio Ramagem enviou a Flávio, por WhatsApp, os relatórios produzidos pela Abin.

Na época em que pediu demissão, Moro afirmou que o presidente tentava trocar o diretor da Polícia Federal, e o nome escolhido era o de Ramagem. A posse dele, entretanto, foi barrada por Moraes.