Título: Índio do DEM assume causa verde em tempo integral
Autor: Máiran, Paula
Fonte: Jornal do Brasil, 08/10/2008, Eleições Municipais, p. A6

O emissário do DEM que vai operar de fato a rotina da aliança com o PV e o PSDB no Rio é o deputado federal Índio da Costa, com quem Gabeira se encontrou ontem para oficializar o apoio total do partido do prefeito Cesar Maia à candidatura verde. Índio até pediu licença de Brasília para se dedicar 24 horas à eleição municipal.

¿ Eu vim somar apoio e vou votar no Gabeira. Vamos fazer de tudo para tratar bem o servidor, que não tem aumento há anos. A gente sabe como o PMDB trata o servidor, é só olhar para o governo do estado ¿ criticou Índio.

Poucos conhecem a máquina municipal como Índio da Costa, que começou a trabalhar com Maia como "prefeitinho", ainda na primeira gestão do cacique político como prefeito, na década de 90, ainda pelo PFL.

¿ Somos deputados da mesma legislatura, mas, como o partido dele também disputava a eleição, esperei terminar o primeiro turno para procurá-lo. O Índio pode me passar informações, conselhos e tem experiência na administração pública e com o funcionalismo. Quero deixar bem claro que vou manter as conquistas dos servidores e que vamos trabalhar muito por eles ¿ esclareceu Gabeira.

Contra nacionalização

Se o apoio do DEM foi mais do que bem acolhido por Gabeira, este toma lá os seus cuidados para evitar desgastes desnecessários, como, por exemplo, a exposição de Maia no programa de TV. Outra preocupação de Gabeira se refere aos perigos de uma nacionalização de sua campanha. Ele já afirmou que não seguirá esse caminho. Cientistas políticos aprovam a sua estratégia e aconselham o candidato a não fazer subir em seu palanque nomes nacionais do DEM, como Jorge Bornhausen, ou do PSDB, como Aécio Neves ou José Serra.

¿ Se politizar a sua campanha e trouxer para o Rio esses nomes, estará ajudando o eleitor de esquerda a decidir pelo voto em Eduardo Paes ¿ acredita o cientista político da UFRJ Charles Pessanha.