Título: Os últimos são os primeiros a reclamar
Autor: Máiran, Paula
Fonte: Jornal do Brasil, 08/10/2008, Eleições Municipais, p. A6

Sonho de ser vereador para muitos acabou em raiva, decepção ou ironia

Se você virar a lista do TRE de cabeça para baixo, eles serão os primeiros. Na posição correta, porém, os candidatos a vereador menos votados na eleição de domingo ficam em situação constrangedora, embora boa parte deles não ache que tenha pago um mico concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal.

¿ Sei que você vai escrever uma reportagem pejorativa, mas eu só me inscrevi para compor a chapa, em solidariedade ao partido ¿ esbraveja ao telefone o candidato do PSTU Zeca Figueiredo, que conseguiu a incrível façanha de não receber nem o voto dele mesmo.

¿ Votei no Cyro Garcia. Meus colegas de trabalho e minha família sabem que, como vários outros companheiros, só entrei para ajudá-lo a se eleger.

Cyro, a aposta do partido, quase chegou lá. Com 9.536 votos, será o suplente de Eliomar Coelho, eleito pelo coligado PSOL. Mas, se o seu chute bateu na trave, os de outros concorrentes passaram longe, muito longe do gol.

¿ Valeu a pena, conheci muita gente e vou manter contato para concretizar meu projeto de fazer um centro social para tirar mendigos das ruas ¿ conforta-se a cabeleireira Juraci, que teve 91 votos pelo PSB. ¿ Gastei cerca de R$ 2 mil só em transporte, passava o dia sem comer. Mas não me decepcionei. Quem tem fé deve estar preparado para tudo.

Decepção, revolta até, são os sentimentos do corretor de imóveis e pastor evangélico Gilberto, que esperava pelo menos 5 mil votos e está inconformado com os 305 que emanaram das urnas.

¿ Vou pedir recontagem. Com certeza, houve erro ¿ indigna-se. ¿ Meus amigos investiram R$ 400 mil na campanha. Conheço o chefe da torcida organizada Jovem Flu, e ele garantiu que toda a rapaziada iria votar em mim.

Mas há quem leve no bom humor, como Paulo Izecksohn, que, com a bandeira do fim da extorsão praticada por flanelinhas, somou apenas 115 votos.

¿ O carioca sofre de masoquismo social, gosta de ser maltratado em seu cotidiano. Agora, temos uma nova Câmara que é a cara de seus eleitores ¿ ironiza, lembrando que candidatos acusados de crimes e de clientelismo foram eleitos. ¿ Conheço mais de 115 pessoas que votaram em mim, mas se disser que não confio na urna eletrônica serei preso por crime eleitoral. Gostaria de ver o resultado na seção em que eu e minha mãe votamos...

Outros que aparecem com zero voto alegam que retiraram suas candidaturas. O TRE, porém, manteve seus nomes na relação. É o caso da líder comunitária em Guaratiba Veronica Santiago.

¿ Não decidi se vou reclamar, afinal desisti da candidatura há dois meses. Sou muito conhecida, já dei até entrevista para a Rede Globo.