Correio braziliense, n. 21021, 20/12/2020. Mundo, p. 14

 

Mais uma vacina nos EUA

20/12/2020

 

 

A vacina do laboratório americano Moderna contra a covid-19 começou a ser distribuída, ontem, nos Estados Unidos. A agência FDA anunciou a autorização de emergência para o imunizante na noite de sexta-feira, uma semana após fazer o mesmo com a substância da dupla americana-alemã Pfizer/BioNTech.

As primeiras doses saíram de Bloomington, no estado de Indiana, onde fica o centro de embalagem que a Moderna terceirizou para a empresa Catalent. O general Gus Perna, chefe da Operação Warp Speed do governo dos Estados Unidos para garantir a entrega da substância, afirmou que a FedEx e a UPS começarão a embarcar o imunizante para seus destinos hoje.

A vacina da Moderna pode ser armazenada a -20°C, enquanto a da Pfizer/BioNTech deve ser congelada a -70°C, o que dificulta o transporte desta última. Perna observou que as condições de armazenamento menos rigorosas para o imunizador norte-americano permitem maior flexibilidade para atender às necessidades das áreas rurais e de acesso mais difícil.

Desde que o FDA concedeu autorização de emergência à Pfizer/BioNTech, há uma semana, para distribuir sua vacina, 2,9 milhões de doses foram entregues, disse o general. Perna indicou que o governo espera entregar 20 milhões de doses até o fim do ano, embora esse número só possa ser alcançado na primeira semana de janeiro.

Na sexta-feira, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, 78 anos, anunciou que receberá a vacina da Pfizer amanhã, em Delaware. A futura vice-presidente, Kamala Harris, irá se vacinar na semana seguinte. O atual vice-presidente, Mike Pence, que vem coordenando a luta contra a pandemia na Casa Branca nos últimos meses, recebeu o imunizante há dois dias, em um evento transmitido ao vivo pela tevê. "Construir a confiança na vacina é o que nos traz aqui nesta manhã", declarou.

Suíça

Ontem, a Suíça tornou-se o primeiro país da Europa continental a aprovar a vacina da Pfizer. Com isso, mais de 15 nações no mundo já deram sinal verde para a distribuição desse imunizante; entre eles, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, México, Costa Rica, Equador, Arábia Saudita e Singapura. Na União Europeia (UE), a vacinação começará em 27 de dezembro, segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A Agência Europeia de Medicamentos examinará amanhã a vacina da Pfizer/BioNTech, que deve ser autorizada dois dias depois pela Comissão. A análise da substância da Moderna acontecerá em 6 de janeiro, uma semana antes do previsto.