Título: Eleitor de Crivella, o fiel da balança
Autor: Jardim, Idelina
Fonte: Jornal do Brasil, 08/10/2008, Eleições Municipais, p. A11

Especialistas dizem que perfil dos que votaram no senador está mais para Eduardo Paes.

Depois de derrotar o senador Marcelo Crivella (PRB), Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) estão à mercê de seu eleitorado. Os 625.237 votos obtidos por Crivella (PRB) serão decisivos no desfecho desta eleição, de acordo com o chefe do Departamento de Ciência Política da UFF, professor Marco Antônio Cavalcanti da Rocha.

¿ O eleitorado do Gabeira e o do Paes têm alguma semelhança. Isso torna mais difícil aos dois o encontro de estratégias de ampliação, mas me parece que o Paes leva uma vantagem por ser de perfil mais conservador. Eu acredito que o fiel da balança serão os que votaram no senador Crivella, que têm esse perfil. Acho que, mesmo sem uma recomendação formal, é mais provável que esses votos migrem para a candidatura do Paes ¿ diz o cientista político.

Opinião semelhante tem o também professor Paulo d¿avila Filho, do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio. Pautado em pesquisas, ele acredita que as maiores dificuldades de Gabeira estão centradas nas classes D e E, já que seus eleitores possuem alta renda e escolaridade.

¿ O Gabeira me parece ter mais dificuldade em falar com esse público do que o Paes. Falta discurso para esses eleitores ¿ acredita d¿avila Filho.

Áreas estratégicas

Ainda de acordo com o professor, Eduardo Paes teria mais facilidade em conquistar eleitores de Crivella, por visitar com mais freqüência as áreas onde eles estão concentrados.

¿ Tecnicamente falando, o eleitorado do Crivella teria mais facilidade de migrar para o Paes, porque, segundo as pesquisas, ele tem muitas e melhores entradas que o Gabeira nessas áreas. Não necessariamente os votos do Crivella iriam para o Paes, o que eu penso é que existiria uma afinidade maior entre o perfil mais comum desse eleitorado. O Crivella tem força justamente onde o Gabeira não tem ¿ destaca.

As alianças firmadas por Eduardo Paes também terão peso, com o apoio do padrinho político, Sérgio Cabral Filho, e a finalização da parceria com o governo federal.

Não só a falta de discursos para as classes baixas caracteriza o candidato do Partido Verde. Para o cientista político Marco Antônio, Gabeira teria outra forte marca que não seria aprovada por eleitores do Crivella: as posturas consideradas muito liberais. Por outro lado, fez elogios à campanha do candidato do PV:

¿ Gabeira entretanto, se mostrou extremamente capaz no uso de seu tempo na TV. Ao meu ver, foi o mais criativo de todos no primeiro turno e é possível que ele consiga superar essa desvantagem, essa rejeição, e conquistar o eleitorado mais conservador. Dos dois, eu diria que o Eduardo Paes é o mais conservador. É uma imagem do novo PMDB, talvez por ter vindo do PSDB, mas como alguém de uma ala mais moderna do partido ¿ diz.

Trabalhos recentes do prof. Alberto Almeida, também do Departamento de Ciência Política da UFF, apontam que o eleitor menos escolarizado e de renda mais baixa tende a ser mais conservador.