Correio braziliense, n. 21031, 23/12/2020. Brasil, p. 6

 

Brasil envia satélite à Índia

23/12/2020

 

 

O governo federal embarcou, ontem, para a Índia o satélite Amazonia 1, o primeiro totalmente desenvolvido e operado pelo Brasil. A previsão de lançamento ao espaço é em fevereiro de 2021. "Estamos a poucas etapas de concluir o ciclo completo de um satélite totalmente desenvolvido, integrado, testado no Brasil e pelo Brasil", disse o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Clezio de Nardin, no Aeroporto de São José dos Campos (SP)

O Amazonia 1 terá a missão de fornecer dados (imagens) de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente, na Região Amazônica. É o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. Ele vai gerar imagens do planeta a cada 5 dias.

"Os dados do satélite poderão ser usados para um infinidade de aplicações, como monitoramento ambiental, agricultura — esse é um grande avanço — e monitoramento das zonas costeiras e outras aplicações correlatos. Além dos dados, o Amazonia 1 é fundamental do ponto de vista tecnológico, ele valida em voo a nossa plataforma multimissão, um desenvolvimento liderado pelo MCTI, mas com a presença forte da AEB e do Inpe em benefício do nosso parque industrial", salientou Nardin.
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, comemorou o importante passo para o programa espacial brasileiro. "Isso se deve muito à capacidade tecnológica das pessoas, ao desenvolvimento científico, mas também ao esforço logístico que prossegue até chegar na Índia, e também ao esforço administrativo, que é uma vitória de todas as instituições", disse.