Correio braziliense, n. 21031, 23/12/2020. Ciência & Saúde, p. 13

 

Só uso de máscaras não é suficiente

23/12/2020

 

 

O simples uso de máscara pode não ser suficiente para prevenir a disseminação da covid-19 sem distanciamento social, alerta um estudo publicado na revista Physics of Fluids. Os pesquisadores testaram como cinco tipos diferentes de materiais usados na fabricação do aparato afetaram a disseminação de gotículas que carregam o coronavírus quando tossimos ou espirramos.

Cada material testado reduziu drasticamente o número de gotículas espalhadas. A distâncias de menos de 6 pés (1,8m), porém, gotículas suficientes para causar doenças ainda passaram por vários tipos de máscara. Uma máscara definitivamente ajuda, mas se as pessoas ficarem muito próximas, ainda há o risco de espalharem ou contraírem o vírus", disse Krishna Kota, professora-associada da New Mexico State University e uma das autoras do artigo. "Não são apenas as máscaras que ajudam. São as máscaras e o distanciamento."

Na universidade, os pesquisadores fabricaram uma máquina que usa um gerador de ar para simular tosses e espirros humanos. O gerador foi usado para soprar minúsculas partículas líquidas, como as gotículas transportadas pelo ar de espirros e tosses, através de folhas de laser em um tubo quadrado hermético com uma câmera.

Eles bloquearam o fluxo das gotas no tubo com cinco tipos diferentes de materiais para a máscara: uma de tecido regular, uma com duas camadas de tecido, uma máscara de tecido úmida e com duas camadas, uma cirúrgica e uma N-95, de uso médico. Cada uma das peças capturou a grande maioria das gotículas, desde a de tecido comum, que permitiu a passagem de cerca de 3,6% das gotículas, até a N-95, que estatisticamente interrompeu o fluxo de 100% das gotículas.

Mas a distâncias inferiores a 1,8 m, mesmo essas pequenas porcentagens de gotículas podem ser suficientes para deixar alguém doente, especialmente se uma pessoa com covid-19 espirra ou tosse várias vezes. Um único espirro pode transportar até 200 milhões de minúsculas partículas de vírus, dependendo da doença do portador.