Título: RIO 440 ANOS
Autor: Carolina Benevides e Florença Mazza
Fonte: Jornal do Brasil, 01/03/2005, Rio, p. A13

Cidade faz aniversário e cariocas ganham de presente o tombamento do Cristo Redentor Com Folha Press n na página A14, artigo exclusivo do prefeito Cesar Maia

O Rio de Janeiro, cidade que ostenta o título de maravilhosa, chega aos 440 anos. Fundado em 1565 por Estácio de Sá, o Rio ganhou este nome 63 anos antes, quando o comandante André Gonçalves desembarcou por aqui. Era 1º de janeiro de 1502 e André, que veio ao Brasil para reconhecer a terra descoberta por Cabral, confundiu um estuário com um rio e assim batizou a cidade que hoje está em festa. Até o dia 21, quando Lenny Kravitz canta em Copacabana, os cariocas vão poder celebrar a data. O aniversário vai ter direito a desfile do Cordão da Bola Preta e da Confraria do Garoto e a bênção dada pelo cardeal Eusébio Scheid, entre outras atrações. Além disso, o carioca vai ganhar de presente o Cristo Redentor tombado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinará hoje o tombamento de um dos pontos turísticos mais visitados da cidade - o Morro do Corcovado já é tombado, desde 1938.

- A estátua já é tratada como se tombada fosse, se não pelo seu valor artístico, certamente pelo simbólico. Mas faltava corrigir essa injustiça - diz Thays Zugliani, superintendente do Iphan.

Além de ser tombado, o Cristo ganha nova iluminação e um Jardim dos Santos, que integra um programa de paisagismo junto à linha ferroviária do trenzinho do Corcovado. Serão colocadas 12 estátuas de santos cultuados no Brasil na Curva do Oh!, quase chegando ao monumento.

Às 17h, dom Eusébio Scheid rezará pela paz e dará uma bênção à cidade. Músicos do Projeto Villa-Lobinhos, coordenados pelo violonista Turíbio Santos, tocarão aos pés do Cristo. E, quando anoitecer, a cidade ganhará um presente especial: a estátua do Cristo Redentor será iluminada por uma luz azulada, produzida pela artista plástica francesa Agnès Winter, simbolizando a paz. A coloração especial aparecerá apenas esta noite.

- Uma vez vi um cartão-postal do Rio e para mim aquilo foi a imagem do paraíso. Quis fazer uma homenagem à generosidade do povo carioca - conta Agnès, que em outubro reproduzirá a imagem do Cristo na Catedral de Notre Dame, em Paris.

Shows também darão o tom da festa na cidade. Do popular ao erudito, haverá comemorações para todos os gostos. Na Casa França-Brasil, no Centro, o pianista Arthur Moreira Lima fará apresentação gratuita às 12h30. Um pouco antes, outro ritmo toma conta do Centro: o Cordão da Bola Preta e a Confraria do Garoto desfilam ao som de Cidade Maravilhosa e Parabéns pra você. Em frente ao Edifício Avenida Central, cariocas poderão comer bolo e tomar champanhe.

- O Rio é uma cidade de pessoas irreverentes, de bem com a vida. Esse vai ser o espírito do nosso desfile - conta Pedro Ernesto Marinho, vice-presidente social do Bola.

Também no Centro, na Rua da Candelária, outra festa movimenta a noite. Será inaugurada, a partir das 18h30, a iluminação artística da rua.

- A idéia é revitalizar o local. Hoje teremos grupo de chorinho, uma pessoa vestida como Carmen Miranda, gente representando os malandros e distribuindo rosas. Vai ser uma festa carioca e uma volta ao passado - conta Wagner Victer, secretário de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo.

Para a festa ficar completa e ao gosto do carioca, São Pedro precisa ajudar. A previsão é de chuva.

- A presença de uma frente fria na Região Sudeste vai deixar o céu de parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva - prevê Almerino Marinho, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia.