Correio braziliense, n. 21034, 26/12/2020. Política, p. 3

 

Projeto armamentista

26/12/2020

 

 

Em live promovida na véspera de Natal, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a pauta armamentista. O chefe do Executivo citou a renovação das mesas do Congresso em fevereiro e indicou a possibilidade de enviar um projeto de lei para revogar o Estatuto do Desarmamento. "Para nós, do Executivo, também temos nossas preferências, a gente não entra de peito aberto na campanha da Câmara e do Senado para respeitar a autonomia deles, mas, no fundo, todo mundo torce", afirmou. E acrescentou: "De acordo com a mesa, a gente pode botar, em votação, um projeto de lei que trata de revogar o Estatuto do Desarmamento".

Bolsonaro reforçou ser a favor de armar a população e justificou que "os vagabundos" já estão armados. "Eu quero que o povo brasileiro todo se arme porque a vagabundagem já está armada", declarou. Bolsonaro também voltou a justificar a necessidade de armar a população para defender a "liberdade" e mencionou medidas de restrição adotadas pelo governo de São Paulo.

Sem citar diretamente o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente criticou a viagem realizada pelo chefe estadual para Miami (EUA). "O povo armado acaba com essa brincadeirinha de vai ficar todo mundo em casa que eu vou passear em Miami. Ah, pelo amor de Deus", disse Bolsonaro.

Durante a live, ele repetiu que "o povo armado jamais será escravizado". O presidente destacou, ainda, que o seu governo, por meio de decretos, ajudou "muita gente a comprar armas e comprar munições". O chefe do Planalto ressaltou medida que estendeu o porte de arma em propriedades rurais e citou que houve diminuição de invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em seu governo.