Título: Fiscal ferido em Itaipu
Autor: Ana Paula Verly
Fonte: Jornal do Brasil, 01/03/2005, Rio, p. A15

Alexandre Moraes, 46 anos, fiscal de Meio Ambiente da Prefeitura de Niterói, foi ferido por estilhaços de bala na manhã de ontem na localidade de Biquinha, em Itaipu. Ele fiscalizava uma Área de Proteção Ambiental (APA) quando foi rendido por três assaltantes. Levado para um matagal, Alexandre foi obrigado a entregar o cartão do banco mas conseguiu fugir depois de lutar com um bandido. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jefferson Martins, momentos antes da abordagem o fiscal havia feito uma vistoria na ciclovia no entorno da Lagoa de Piratininga, a pedido do Ministério Público. Na Biquinha, Alexandre foi surpreendido quando fazia a fiscalização na Estrada Francisco da Cruz Nunes, por volta das 9h30. Ele teve as mãos amarradas com um fio de cobre e foi obrigado a entregar os tênis, documentos e a senha do cartão. O fiscal foi mantido no matagal enquanto um dos ladrões seguiu até ao banco.

Segundo o delegado da Cláudio Emmer, da 81ª DP (Itaipu), o fiscal conseguiu se soltar e se atracou com um dos bandidos, que estava armado. A arma disparou e os bandidos fugiram. O fiscal foi socorrido por policiais do 12º BPM (Niterói).

O secretário de Meio Ambiente chegou a suspeitar que o fiscal tivesse sofrido o ataque em represália ao trabalho de fiscalização, mas a hipótese foi afastada pelo delegado. De acordo com Jefferson, desde o carnaval a prefeitura intensificou a fiscalização de ferros-velhos, lava-jatos, borracheiros, construções irregulares e propagandas ilegais na localidade, resultando em ameaças.

- Em agosto, depois de a prefeitura demolir quatro casas na APA da Biquinha, um dos nossos ficais foi ameaçado por telefone - lembra Jefferson.

O secretário acrescentou que os intimidadores perguntaram sobre Alexandre.

- Mas desta vez ele estava no local errado e na hora errada. Nada teve a ver com a fiscalização - afirmou o secretário.