Título: UnB tenta consolidar a matrícula pela internet
Autor: Danyella Proença
Fonte: Jornal do Brasil, 01/03/2005, Brasília, p. D8

Prazo vai até sexta-feira e alunos são orientados para a web

Os alunos da Universidade de Brasília (UnB) têm até esta sexta-feira para fazer a matrícula nas disciplinas desejadas. O procedimento pode ser feito pela Internet ou nos próprios departamentos, embora a universidade recomende o sistema virtual. Neste semestre, a UnB pretende consolidar a matrícula on line como principal método. A meta é que cerca de 10 mil alunos utilizem a Internet. O sistema foi implantado no início do ano passado e passou por vários problemas técnicos, o que acabou desestimulando os alunos. A matrícula on line chegou a ser motivo de piada entre os estudantes, que continuaram a lotar os departamentos, gerando filas e desconforto.

Para sanar os problemas, o Departamento de Informática da UnB mapeou as principais dificuldades encontradas. Entre elas, estavam o congestionamento e a indisponibilidade do sistema em alguns horários. A UnB informa que ampliou a capacidade de processamento, mas tudo em ''solução caseira''. O decano de Ensino de Graduação, Ivan Camargo, orienta os alunos a não terem pressa para fazer a matrícula, concentrando os acessos no primeiro dia.

- Os alunos costumam acessar ao mesmo tempo, na primeira hora do primeiro dia. Isso sobrecarrega o sistema. Não é necessário correr, já que há cinco dias disponíveis para a matrícula - explicou.

Ivan Camargo enfatiza que todos os pedidos serão processados no fim de semana, não havendo prioridade para aqueles que efetivarem a matrícula primeiro. A intenção da UnB é conscientizar os alunos das facilidades do sistema virtual, esclarecendo os mitos surgidos em semestres anteriores. Segundo o decano, quem ainda tiver dúvidas e precisar de orientações pode procurar a universidade.

As estatísticas fornecidas pela assessoria da UnB mostram que o número de matrículas online cresceu desde sua implementação. No primeiro semestre de 2004, apenas 2.360 alunos conseguiram fazer a matrícula pela Internet. Na segunda edição, o número aumentou para 5.465. Ontem, apenas no primeiro dia do processo, a UnB já havia registrado 3.000 matrículas.

Os alunos que não têm acesso à Internet em casa podem usar a estrutura da universidade. A UnB disponibilizou 24 quiosques com computadores pelo campus, além dos laboratórios de informática da biblioteca e dos departamentos. Ontem alguns desses computadores ficaram fora do ar, mas o Departamento de Informática garantiu sanar os problemas.

As matrículas pela Internet começaram ontem e vão até às 22h30 da sexta-feira, dia 4. Quem optar pelo método tradicional, indo à Universidade, tem um pouco menos de tempo, devendo procurar os departamentos até 18h de sexta-feira.