Título: Papa respira sem ajuda de aparelhos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/02/2005, Internacional, p. A7

Vaticano afirma que líder católico se recupera bem da traqueostomia, mas terá que ficar sem falar por dias

ROMA - O papa João Paulo II, que na quinta-feira foi submetido a traqueostomia para aliviar uma nova crise respiratória, passou uma noite tranqüila no hospital Gemelli, em Roma, está totalmente consciente e respira sem a ajuda de aparelhos, afirma o Vaticano. No entanto, a equipe médica recomendou que o pontífice fique sem falar por vários dias - ele está se expressando por mensagens escritas.

- Esta manhã (ontem), tomou o café da manhã com bom apetite: bebeu café com leite e comeu 10 biscoitos salgados - contou o porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls.

O cardeal afirmou ainda que o coração e a circulação sanguínea do papa, que tem 84 anos, estão em boas condições, e que ele não apresenta febre, infecção nos brônquios ou pneumonia - complicações possíveis da cirurgia. Se tudo continuar bem, em uma semana o tubo que leva o ar direto para os pulmões deve ser retirado da garganta de João Paulo II.

Um novo boletim sobre a saúde do líder católico está previsto para a segunda-feira, às 12h30, mas hoje médicos do Gemelli dão novas informações sobre seu estado.

O papa foi levado ao hospital às pressas na quinta-feira, pela segunda vez este mês, com uma forte recaída de seus problemas respiratórios agudos.