Título: Uma cidade patrimônio mundial
Autor: Bellei, Carolina
Fonte: Jornal do Brasil, 23/10/2008, Cidade, p. A16

Paisagem cultural urbana pode entrar na lista da Unesco de bens imateriais tombados

Carolina Bellei

A paisagem do Rio de Janeiro pode se tornar um patrimônio cultural da humanidade. Equipes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão reunidas na cidade, e o encontro vai estabelecer novas estratégias para a apresentação da candidatura da paisagem cultural do Rio à Unesco.

Caso a cidade seja incluída na lista indicativa de locais que podem virar referência de preservação mundial, a Unesco assegura que vai auxiliar em momentos de crise. Não estão previstos incentivos financeiros. Além de ser mais um motivador ao turismo, Luiz Fernando Almeida, presidente do Iphan, acredita que a escolha será um prestígio.

¿ É um reconhecimento do valor universal. E por outro lado é um compromisso compartilhado com outros países para a conservação e preservação ¿ afirmou Luiz Fernando. ¿ Ainda não há em nenhum lugar uma paisagem cultural urbana considerada patrimônio da humanidade. É é um desafio maior, mas estou confiante.

A cidade de Brasília ganhou o título de patrimônio da humanidade em 1987. Porém, a candidatura do Rio não inclui a cidade toda, apenas uma área dentro do perímetro urbano, que ainda não foi definida.

De acordo com Francesco Bandarin, diretor de Patrimônio Mundial da Unesco, a principal condição para se tornar patrimônio mundial é que haja interação entre as três esferas do governo para garantir a conservação do bem, após tombado.

¿ O título não é vitalício. Controlamos a cada ano se há preservação e se as exigências estão sendo cumpridas ¿ garantiu Bandarin, ressaltando que o título pode ser retirado a qualquer momento. ¿ O Rio é impressionante. Não existe no mundo um sítio tão impressionante, mas tem que mostrar que tem condições para se tornar patrimônio. A proteção deve ser de alto nível.

Ontem, a equipe visitou os principais pontos históricos do Centro e à tarde foi ao Corcovado. Bandarin não escondeu a decepção com a preservação do Rio Antigo.

¿ O Centro histórico está perdido, não existe mais. São apenas pedaços, partes pequenas que conseguiram se manter. Isso não pode ser inscrito na candidatura. Mas o Rio é mais, é um conjunto paradisíaco.

A missão encerra amanhã e ainda estão previstas visitas ao Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e Museu de Arte Moderna.

Aprovação em 2010

O Rio está na lista indicativa desde 2001. O comitê da Unesco solicitou algumas alterações na proposta, mas desde então nada foi apresentado. A candidatura da cidade de Parati está mais avançada e é provável que o Caminho do Ouro vire patrimônio mundial antes ¿ a votação deve ser em 2009. O Parque Nacional da Serra da Bocaina, que abrange Rio e São Paulo, também vai se candidatar. Como a proposta do Rio está sendo elaborada, só deve entrar em pauta 2010.

A equipe da Unesco se reúne uma vez por ano para votar os locais que serão considerados patrimônios culturais da humanidade.