Título: Cruzeiros têm novos investimentos à vista
Autor: Dantas, Cláudia
Fonte: Jornal do Brasil, 23/10/2008, Economia, p. A20

O Brasil já corresponde a algo como 7% a 8% das vendas totais da Costa Cruzeiros. E tem registrado crescimentos anuais que superam os 20%. Dois bons motivos para a líder italiana de cruzeiros apostar no Brasil. Segundo Píer Luigi Foschi, presidente do conselho da empresa, o país será alvo de duas importantes ações da companhia: de um lado, mandará para o Brasil o Costa Concordia ¿ com capacidade para 3.780 hóspedes ¿ para a temporada 2009/2010, o maior e mais novo navio da armadora; de outro, passará a operar em águas brasileiras com uma segunda bandeira, a Ibero Cruzeiros.

No caso da bandeira de origem espanhola, isso significará mais três navios no Brasil, para até 1,8 mil hóspedes cada. O foco é o público que fala português e espanhol, de idade ¿ ou "atitude"¿ mais jovem.

¿ Outra importante diferença da Ibero Cruzeiros serão seus preços, em média, 20% mais baratos que os da Costa Cruzeiros ¿ informa Foschi. As duas bandeiras totalizarão seis navios no país, responsáveis por uma oferta ao longo de 2009/2010 de 217 mil leitos. Se a conta for estática (não abrangendo os sucessivos cruzeiros feitos por cada navio), o total de leitos será de 9.620, contra os 3.810 ofertados na temporada de 2004/2005.

A crise internacional não está assustando os líderes da armadora.

¿ Para a próxima temporada, temos 75% de ocupação ¿ garante Renê Hermann, diretor geral da Costa Cruzeiros para a América do Sul. E, para minimizar os efeitos do câmbio depois da eclosão da crise, a empresa se prontificou a dar um desconto de 20% nos preços dos pacotes atuais, de forma que seus valores não fiquem muito distantes do câmbio de R$ 1,90, anterior às oscilações nas bolsas e na cotação do dólar. O valor, aliás, segundo Hermann, é a aposta da Costa Cruzeiro para o câmbio em novembro.

¿ O mercado brasileiro para a Costa Cruzeiro equivale ao norte-americano em termos de vendas ¿ comprara o presidente do Conselho de Administração da Costa Crociere. Foschi conta que a China, destino que passou a atender há um ano, ainda patina no 1% de participação das vendas totais da empresa. Já no Brasil, com o reforço da Ibero Cruzeiros, haverá um incremento de participação do país de 2% a 3%, calcula o chairman. Ele explica que o grupo italiano é o braço europeu da Carnival Corporation, cujo faturamento chega a US$ 2,4 bilhões. E a Ibero é a mais recente aquisição do conglomerado.

Segundo Alfredo Serrano, diretor-geral da empresa adquirida, até o ano passado a Ibero dedicava-se exclusivamente a atender o público espanhol.

¿ Com a aquisição pela Carnival, o público alvo ampliou-se: dos 45 milhões de espanhóis, passou a ter como vocação 650 milhões que falam espanhol e português na Europa e Américas. Segundo os gestores, os empregos gerados no Brasil se traduzirão em 12 mil vagas (temporárias) até 2012.