Título: Gabeira pede desculpa a vereadora
Autor: Verly, Ana Paula
Fonte: Jornal do Brasil, 11/10/2008, Eleições Municipais, p. A13
Candidato diz que declaração sobre Lucinha foi tirada de contexto e volta à Zona Oeste
Ana Paula Verly
Fernando Gabeira (PV) divulgou ontem uma nota com pedido de desculpas à vereadora Lucinha (PSDB), a quem chamou de "analfabeta política" durante conversa telefônica ouvida por jornalistas. O candidato também defendeu ontem alternativas à construção do aterro sanitário de Paciência. Em vez da obra polêmica, defendida por sua candidatura e combatida pela vereadora ¿ que teve quase 70 mil votos ¿ Gabeira agora propõe a instalação de um aterro em Nova Iguaçu, com usina de energia e indústria de reciclagem.
¿ Sou contra o aterro de Paciência. Vou buscar alternativas. O lixo é uma questão sensível ¿ voltou atrás Gabeira. ¿ Existe a possibilidade de recebimento de lixo e uma emergente indústria de reciclagem em Nova Iguaçu. É preciso coordenar a questão com a indústria e tentar criar usinas de energia ¿ detalhou.
Segunda-feira, Gabeira irá à Zona Oeste acompanhado de Lucinha. O aterro de Paciência foi o tema da conversa na qual o candidato atribuiu à vereadora uma "visão suburbana" do assunto. Depois da repercussão negativa da declaração, principalmente entre os eleitores da Zona Oeste, reduto da tucana, Gabeira pediu desculpas à vereadora "pelo constrangimento causado pelas notícias publicadas na imprensa sobre um fragmento de conversa telefônica, cujo conteúdo total nem o interlocutor eram conhecidos dos jornalistas que o seguiam na rua". O candidato disse ainda que "não é racional afirmar que a vereadora mais votada do Rio e a líder estimada na Zona Oeste seja uma analfabeta política".
Holofotes na Zona Oeste
Gabeira também tentou contornar o efeito negativo das declarações ao reafirmar, na nota, que "nosso programa estratégico tem como centro a valorização e o crescimento dos subúrbios do Rio". De acordo com o candidato, a exploração política dos temas encobre os verdadeiros problemas por trás deles: a destinação estratégica do lixo urbano e as linhas diretoras do crescimento da cidade.
Durante corpo-a-corpo na Taquara e Praça Seca, em Jacarepaguá, Gabeira disse que, assim que eleito, começará na Zona Oeste a implantação de medidas preventivas contra a dengue, uma vez que a região foi a mais afetada na última epidemia. Ainda contrariado com a publicação das declarações, Gabeira disse existir uma "contra-campanha" feita por grupos adversários.
Há uma central de boatos contra a minha candidatura ¿ disse, sobre os panfletos apócrifos e os boatos de que acabaria com o feriado de Nossa Senhora Aparecida.