Título: Embaixador pela pacificação vence
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/10/2008, Internacional, p. A21
Diplomata lutou pelo desarmamento do IRA e promoveu encontro entre sunitas e xiitas
O ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari foi o agraciado com o Prêmio Nobel da Paz 2008 por suas numerosas mediações em vários continentes durante os últimos 30 anos. Ahtisaari, 71 anos, mediou conflitos na África, na Ásia e nos Bálcãs em nome da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Européia (UE) ¿ um currículo que provavelmente teria cativado o criador do título mais prestigioso do mundo, Albert Nobel.
¿ Seus feitos contribuiram para um mundo mais pacífico e para a fraternidade entre as nações, no espírito de Alfred Nobel ¿ sublinhou Ole Danbolt Mjoes, presidente do Comitê Nobel norueguês, destacando os importantes esforços do político, em vários continentes, para resolver os conflitos.
O finlandês percorreu o planeta a serviço da paz, sobretudo como chefe da Crisis Management Initiative, a ONG que fundou em 2000.
Dentre suas principais missões, presidiu o acordo de paz firmado em 2005 pelo governo indonésio e os insurgentes do Movimento Aceh Livre (GAM). No trato, que pôs fim a um conflito que deixou mais de 15 mil mortos desde 1976, o GAM entregou as armas e o governo central retirou a maior parte das Forças Armadas que encontravam-se na província.
¿ Fico surpreso que os noruegueses tenham decidido isso. Tenho 12,5% de sangue norueguês e isso deveria me desqualificar para o Nobel ¿ observou o diplomara finlandês, cujo bisavô é norueguês.
Ainda que muitos ressaltam como feito maior a sua conquista na Indonésia, Ahtisaari agregou que o longo tempo em que esteve na Namíbia, na África, também foi relevante, assim como seus esforços para a independência do Kosovo.
Na província nos Bálcãs, Ahtisaari esteve em missão como enviado especial das Nações Unidas entre novembro de 2005 e março de 2007. O cenário de conflito extremo não permitiu que o ex-presidente finlandês conseguisse resolver os conflitos étnicos e o quebra-cabeça kosovar. Kosovo, habitado por maioria albanesa e minoria sérvia, proclamou unilateralmente sua independência da Sérvia em 17 de fevereiro deste ano. Apesar de União Européia e Estados Unidos apoiarem, Sérvia e Rússia se opuseram ao status de autonomia da província.
Presidente da Finlândia de 1994 a 2000, Ahtissaari era professor e foi recompensado por uma carreira diplomática bastante ativa.
Nove anos depois de lutar para alcançar a independência pacífica da Namíbia, em 1990, trabalhou como intermediário para colocar fim aos bombardeios da Otan contra a Iugoslávia de Slobodan Milosevic. Em 2000 supervisionou o desarmamento do Exército Republicano Irlandês (IRA), na Irlanda do Norte, e no ano passado organizou convenções entre iraquianos sunitas e xiitas.
Este ano, a lista de candidatos para o Nobel da Paz estava composta por 197 personalidades e organizações. Os puristas do prêmiodevem estar contentes. Depois de ampliar a definição do que seria a paz nos últimos anos a fim de incluir o meio ambiente e a economia na premiação, o Comitê Norueguês do Nobel voltou a suas raízes.
O Prêmio Nobel consiste em uma medalha, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (1 milhão de euros). Costuma ser entregue em Oslo, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador.