Título: Renan pronto para voltar à cena política em grande estilo
Autor: Falcão, Márcio
Fonte: Jornal do Brasil, 14/10/2008, País, p. A12

As articulações para a sucessão no Senado prometem devolver, em grande estilo, o cacife político do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A expectativa é de que o ex-presidente do Senado, que deixou o cargo para salvar o mandato, volte à cena política como líder do governo ou como líder do PMDB na Casa. As propostas estão em discussão entre a cúpula do partido e o Palácio do Planalto e contam com a simpatia do presidente Lula.

O afago em Renan, na realidade, é um a manobra para dar fôlego a candidatura do petista Tião Viana (AC). O grupo peemedebista de Renan e do ex-presidente José Sarney (AP) não apóiam o petista. Uma retaliação ao período em que Renan sucumbiu - quando diariamente era bombardeado por causa de um affair com uma jornalista, que se transformou em crise familiar e caso de Estado diante das denúncias de que uma empreiteira teria pagado suas despesas pessoais ¿ e Viana assumiu seu cargo e, segundo peemedebistas, pouco fez para salvá-lo.

A possível reviravolta de Renan não surpreende governistas e oposicionistas. Depois das turbulências, Renan se distanciou dos holofotes, fez poucos discursos, mas continuou atuando pelo PMDB nos bastidores. Mantém canal aberto com pelo menos quatro ministros: Dilma Rousseff (Casa Civil), José Múcio (Relações Institucionais), Edson Lobão (Minas e Energia) e Hélio Costa (Comunicações). (M. F.)