Título: Garibaldi consultará a mesa sobre os casos de nepotismo
Autor: Falcão, Márcio
Fonte: Jornal do Brasil, 14/10/2008, País, p. A12

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), repassará à Mesa Diretora da Casa a decisão sobre eventuais punições aos parlamentares que não cumprirem a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de exonerar parentes contratados sem concurso público.

Garibaldi decidiu ouvir os integrantes da Mesa sobre a prática do nepotismo, depois que somente 35 dos 81 senadores responderam a uma consulta sobre o número de parentes empregados na Casa.

Apesar de evitar punições imediatas aos parlamentares, o senador negou que esteja sendo condescendente com os colegas que resistem em informá-lo sobre o número de parentes empregados no Legislativo. Mas admitiu ser "compreensivo" com os colegas.

¿ Eu não estou sendo leniente, estou procurando apenas colocar a Casa em uma posição de responsabilidade perante a lei, sem ofender os colegas, mas fazendo vê-los que todo mundo é obrigado a cumprir a lei", afirmou.

Dificuldades

Garibaldi reconheceu que não pode punir senadores por não terem informado a direção-geral do Senado sobre o número de parentes contratados. E admitiu dificuldades para aplicar punições aos que não cumprirem a súmula do STF.

¿ O que a Mesa recomendar durante reunião amanhã (hoje), vou adotar ¿ disse. (Folhapress)