Título: Uso das reservas garante estabilidade
Autor: Rosa, Leda
Fonte: Jornal do Brasil, 18/10/2008, Economia, p. E1
No ambiente atualmente tumultuado dos negócios internacionais, as reservas de cada país são um fator estratégico. E qual seria os paramêtros e eventuais limites para uso dos mais de US$ 200 bilhões brasileiros?
¿ O governo até tardou um pouco no que diz respeito a intervir no mercado de câmbio ¿ diz Júlio Gomes de Almeida, do Iedi. Segundo a avaliação do economista, a função das reservas é justamente garantir operações financeiras nos momentos de crise. ¿ Reserva é para gastar bem e o governo até que gastou pouco diante do que tem e da magnitude da crise. Este é um dinheiro que está sendo muito bem investido.
Sobre os limites do uso das reservas, Almeida diz que "ninguém é capaz de dizer, depende do agravamento da crise, se continuar como está, tem que intervir no mercado, não há outra saída."
As reservas ainda poderiam ser usadas como fonte de recursos para bancos que ofertem linhas emergenciais de socorro aos empresários atuantes no comércio exportador.
¿ Seria um incentivo importante para o empresário brasileiro que já enfrenta a dificuldade para colocar o produto em outros países por causa do encolhimento da demanda e as incertezas sobre o pagamento de seus compradores do exterior, muitos ainda mais afetados pela crise.