Correio braziliense, n. 21041, 02/01/2021. Brasil, p. 4

 

Nova cepa do vírus pode ter chegado

02/01/2021

 

 

Diante das investigações brasileiras para averiguar se chegou ao país a variante mais contagiosa do coronavírus identificada no Reino Unido, a Agência Nacional de Vigilância em Sanitária (Anvisa) publicou, ontem, uma nota técnica recomendando aos laboratórios adoção de medidas que favoreçam diagnósticos mais amplos, capazes de detectar a mutação do organismo. A nota com informações sobre o impacto da descoberta nos diagnósticos da doença recomenda, por exemplo, "a utilização de produtos voltados a diferentes alvos virais". Segundo o documento, "a maioria dos ensaios moleculares do tipo PCR (reação de cadeia de polimerase) regularizados no Brasil utilizam mais de um alvo, o que reduziria o impacto ao diagnóstico".

A nova cepa foi encontrada em vários países, como China, Canadá, Estados Unidos, Portugal, França, Jordânia, Coreia do Sul e Chile. No Brasil, o Instituto Adolfo Lutz analisa dois casos suspeitos, informados pelo laboratório Dasa, e deve apresentar os resultados hoje, quando vence o prazo de 48 horas informado pela própria instituição.

A nova variante é de 50% a 74% mais contagiosa que a cepa original do novo coronavírus, de acordo com os estudos apresentados no Reino Unido. Não se sabe, no entanto, se é mais letal do que as já conhecidas.

Balanço
No primeiro dia do ano, mais 462 mortes pela covid-19 foram registradas, aumentando para 195.411 o total de vidas perdidas no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Neste ritmo, de acordo com o Portal Covid-19 Brasil o país deve atingir 200 mil óbitos no início deste mês.

No país, 748.883 pessoas com a doença continuam sendo acompanhadas –– 9,7% dos infectados. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 87,7% daqueles que contraíram a doença se recuperaram. (BL)