Título: Confiança do consumidor cai 10% em relação a setembro
Autor: Cavalcanti, Simone; Monteiro, Viviane
Fonte: Jornal do Brasil, 24/10/2008, Tema do Dia, p. A2
O medo da crise financeira mundial abalou a confiança do consumidor brasileiro, que em outubro despencou 10% ante setembro e 10,1% sobre igual mês do ano passado, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A queda é a mais aguda desde 2005. O patamar do índice em outubro foi também o mais baixo desde junho de 2006 e o quarto menor de toda a série.
¿ A confiança do consumidor sofreu o segundo abalo do ano. No primeiro semestre foi provocado pela alta da inflação e, agora, por conta da crise financeira mundial ¿ disse o economista da FGV, Aloisio Campelo. ¿ O consumidor já percebe que a crise que vem de fora pode afetar a economia real.
A pesquisa mostrou que as expectativas se deterioram fortemente em outubro. Segundo a FGV, 30,6% dos entrevistados apostam em uma piora da situação econômica do país, maior percentual desde o início da série histórica. Diante de um cenário turbulento com instabilidade nas bolsas, aumento do dólar e aperto no crédito, o economista da FGV já espera um Natal menos aquecido:
¿ Não vai ser um Natal mais fraco que em 2007, mas não será mais um Natal com vendas a dois dígitos como se previa até setembro. Há efeitos limitadores, porém a massa salarial ainda cresce com o avanço na renda e no emprego.