Correio braziliense, n. 21044, 05/01/2021. Política, p. 3

 

Bolsonaro: 'vacina está a caminho'

Sarah Teófilo 

Ingrid Soares 

05/01/2021

 

 

De recesso no Forte dos Andradas, em São Paulo, desde 28 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro retornou, ontem, a Brasília. Ele não teve compromissos oficiais na agenda. Pela manhã, por meio das redes sociais, o chefe do Executivo voltou a mencionar que a vacinação contra covid-19 não será obrigatória, apesar de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros da Corte entenderam que estados e municípios podem definir pela obrigatoriedade da imunização. Isso não significa vacinação à força, mas que os cidadãos que se recusarem a receber as doses poderão sofrer sanções administrativas impostas pelos gestores estaduais.

Bolsonaro falou, ainda, sobre tratamento precoce e afirmou que a vacina contra a covid-19 "está a caminho". "O tratamento precoce salva vidas. A vacina emergencial (depois de certificada pela Anvisa), e não obrigatória, está a caminho", escreveu, referindo-se à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, à qual cabe dar aval a imunizantes.

Com a mensagem, Bolsonaro publicou o vídeo de uma entrevista do pediatra e toxicologista Anthony Wong, no qual o médico defende o uso de medicamentos que não têm eficácia comprovada contra a covid-19, como cloroquina e ivermectina.