Correio braziliense, n. 21044, 05/01/2021. Negócios, p. 6

 

DF tem vários editais para sair

Mariana Fernandes 

Lorena Pacheco 

Karolini Bandeira 

05/01/2021

 

 

No Distrito Federal, vários editais são aguardados com ansiedade. Os mais esperados são os do Detran (que confirmou ao Correio que está programando concurso em 2021) e os da, Secretaria de Educação para professores efetivos (que vai sair no fim de 2021, quando os contratos temporários prorrogados terão fim), da Secretaria de Economia, da Secretaria de Segurança Pública, da Controladoria-Geral do DF, da Secretaria de Justiça e Cidadania e do Tribunal de Justiça (TJDFT). Estão no radar, ainda, a retomada do edital da Polícia Civil, da Procuradoria Geral, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, da Adasa e da Fundação Universidade de Brasília.

A Polícia Civil está com dois concursos públicos com provas suspensas desde setembro, devido à pandemia. Um para preenchimento de 1.800 vagas de nível superior no cargo de agente — sendo 600 de provimento imediato e 1.200 para formação de cadastro de reserva. E outro que oferece 300 vagas para escrivão, cargo de nível superior. O salário de ambos os postos é de R$ 8.698,78 para 40 horas de trabalho semanal, mas o período de inscrições encerrou-se.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Três perguntas para Marília Brambilla 

05/01/2021

 

 

A crise sanitária, causada pelo novo coronavírus, ainda terá muita influência nas seleções?

O formato de aplicação de provas deverá ser repensado. Possivelmente, a tecnologia fará parte da maioria dos concursos. Será um grande desafio repensar um novo formato. As pessoas, em 2021, ainda não se sentirão seguras para participarem dos certames no formato tradicional.

Qual será o impacto da Lei Complementar 173/20 que limita a abertura de seleções em todos os locais afetados pela calamidade pública?

A determinação legal vem dar enfoque à crise sanitária e seu enfrentamento. Mas podemos perceber que as atividades essenciais de saúde e segurança ocupam o lugar prioritário em novos certames. Há deficit de profissionais nessas áreas e é possível ocupar os cargos vagos.

Qual o principal conselho para os concurseiros neste ano?

A rotina do concurseiro é bastante desgastante, mas a hora agora é de intensificar. Foco no edital da carreira que se pretende e fazer muitos exercícios. Respira fundo e continua. O importante é manter o ritmo, mas, se você não começou ainda, corre. Tudo vai depender da sua determinação para conquistar o seu cargo.